Publicações: docentes de Braga criam «Revista de Ideias»

«Revista de Ideias» é o nome da publicação criada pelos professores Justiniano Mota e Paulo Barbosa da Arquidiocese de Braga que procura dar a conhecer “o que todos os dias vamos preparando para o contexto letivo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Em declarações ao EDUCRIS o professor Justinianos Mota explicou os motivos que levaram os dois docentes à criação deste recurso:

“Trabalhamos em conjunto há cerca de 10 anos, apesar de nunca termos trabalhado no mesmo agrupamento de escolas. Aliás as nossas escolas estão sempre separadas por mais de cinquenta quilómetros”.

A criação da «Revista de Ideias» leva ao encontro, todas as semanas, destes dois docentes que já colaboraram com o Gabinete de Comunicação Social da Arquidiocese de Braga, e estiveram envolvidos num projeto de desenvolvimento de jogos para a União Europeia, em parceria com “espanhóis e polacos”:

“Todos nós em Portugal, nas salas de aula, fazemos várias coisas e umas não resultam, muitas vezes até com resultados contrários ao que se pretendia e outras são bem-sucedidas”, aponta Justiniano Mota.

Para o docente o grande objetivo da revista passa por “colocar na rede tudo o que tem vindo a ser bem-sucedido no contexto da lecionação da EMRC”.

Já no seu terceiro número, a revista de ideias é mensal e conta com a participação de “docentes de todo o país que apresentam filmes, livros, sites que consultam, como planificam a partir do programa determinada unidade letiva nos vários anos de lecionação”.

Consciente das mudanças e dos vários contextos do ensino religioso escolar no mundo Justiniano Mota acompanha “os vários modelos que existem em várias partes do mundo como a Austrália, a Argentina, o Brasil, Estados Unidos da América, Chile” e troca “ideias e materiais” com colegas da “Áustria e da Polónia” que conheceu “nos encontros da comunidade de Taizé”.

A terceira edição, deste mês de abril, apresenta “dez aulas sobre a Unidade Letiva «Política, Ética e Religião» em avaliação no ensino secundário.

Consulte o site para aceder à Revista de Ideias

http://professoremrc.wixsite.com/emrc/revista-de-ideias



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades