Semana da disciplina marcada por "testemunhos de alegria e agradecimento"

A semana da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) realiza-se de 27 a 31 de março de 2017. Fernando Moita, coordenador do departamento da EMRC no SNEC afirma o momento como a oportunidade de "agradecer a missão eduativa e o dom de sermos educadores cristãos".

Todos os anos a disciplina de EMRC torna-se visível com um conjunto de atividades que se realizam em escolas de todo país e que revelam o que se vai fazendo nas diversas comunidades educativas para "ajudar a escola e a fazer crescer crianças e jovens procurando valorizar a sua formação integral".

Este ano o departamento de EMRC propõe "de modo simples e desafiante" experimentar "uma dimensão testemunhal" através da recolha de testemunhos diversos de pais e mãe cujos filhos são alunos de EMRC" e as palavras "de 5 crianças/jovens que semanalmente saboreiam o encontro e a Vida na aula de EMRC":

"São testemunhos que atestam a Bem que a nossa disciplina faz em tantas pessoas e em tantas comunidades educativas. Sabermos que o professor, os colegas, os conteúdos de EMRC são um contributo para a vida, para o crescimento, dos jovens e das famílias é um dom e uma responsabilidade que nós professores de EMRC assumimos perante cada aluno e sua família e perante Deus que nos chama a servir e sermos testemunhas do Amor infinito que Ele tem por cada pessoa", sustenta Fernando Moita.

Para o coordenador nacional da disciplina esta é mais uma oportunidade para "dizer a nossa alegria pela nossa missão educativa, e agradecer o dom de sermos educadores cristãos e o DOM que é cada aluno de EMRC".

Aulas sobre a narrativa dos acontecimentos de Fátima

A equipa nacional da EMRC apresenta um conjunto de aulas de EMRC sobre a narrativa dos acontecimentos de Fátima.

Ao EDUCRIS Fernando Moita explicou o que esteve na base da criação destas aulas:

"Quissemos valorizar este acontecimento que marcou e marca a vida em Portugal e a vida de muitos católicos. Queremos dar um contributo para que, em contexto educativo, se apresente e se reflicta sobre a experiência religiosas de três crianças (Lúcia, Jacinta e Francisco) em 1917 e também sobre o que hoje significa Fátima na vivência de milhões de pessoas desde aquela data até hoje".

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades