EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

3000 reunidos no Interescolas em Fátima

O XI Encontro Nacional Inter-escolas do 1º Ciclo subordinado ao tema "Somos sementinhas de Beleza" decorreu no passado dia 1 de Abril de 2011, em Fátima.

A sementinha é cada uma das crianças que exprime Beleza em cada olhar, em cada gesto, em cada palavra que dirige aos seus amigos e...em particular... a Jesus.

E, em muitas situações, essa sementinha de beleza transforma-se em sementinha de bondade que se que se vai alojar no nosso coração para que este seja belo e irradie beleza para o exterior e contagie todos quantos nos envolvem.

O Encontro iniciou-se com uma saudação a Nossa Senhora "...temos coisas lindas para agradecer: obrigado pela vida, pelos pais e pela família. Obrigado pelos nossos Professores que nos ajudam a crescer. Obrigado pelos nossos colegas e amigos. Queremos pedir-te uma coisa: anda pelos nossos caminhos de crianças; dá-nos a tua mão carinhosa, para crescermos, para sermos homens e mulheres de um mundo novo. Dá-nos a tua bênção, querida Mãe."

A celebração da Palavra, na Igreja da Santíssima Trindade, envolveu as quase 2400 crianças e 400 adultos (professores, auxiliares e encarregados de educação) numa encenação orientada pelos alunos do Colégio de Nª SRª da Conceição - Beja. Das "sementes" inundadas de alegres sorrisos brotaram lindas flores: flor do Amor, do Perdão, da União, da , da Verdade, da Esperança, da Alegria, da Luz.

Após a celebração, crianças e professores foram "em busca" dos seus farnéis já que o apetite tinha chegado e, a animação cultural da parte da tarde, iria transformar-se em momentos interessantes de magia; a actuação do grupo de animação e teatro Espelho Mágico com a apresentação do Musical Infantil "O Pinóquio" era a certeza de uma tarde bem passada. A magia do circo com todos os seus personagens, contagiou todas as crianças que, ora traquinas, ora com os olhos fixos nos palhaços, nos trapezistas, na fada e, acima de tudo no Pinóquio, mostraram que podemos construir um lindo jardim onde o belo se identifica com o rosto de cada criança.

                                                                                                          João Ferraz




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |