Solidariedade: Alunos constroem escola no Quénia

Quase seis mil euros (5914,5€) foram angariados pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das dioceses do Porto e Vila Real.

A quantia foi angariada no âmbito do projeto “há ir e voltar”, uma iniciativa de uma antiga aluna da disciplina, Diana Vasconcelos, e que pretendeu “mudar a vida de setenta e oito alunas com dificuldades em aceder a uma educação condigna na região de Mathare, no Quénia”.

António Madureira, do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) do Porto, destaca “entusiasmo contagiante de tantos alunos que quiseram de facto mudar o Mundo” com esta iniciativa e manifestou a ideia de “com eles o mundo pode já e agora ser diferente!”:

“Esta iniciativa surgiu como resposta das escolas à proposta de Caminhada de Advento e Natal, da Diocese do Porto, onde a palavra SONHO era o desafio... e nós começámos a sonhar!”, sustenta o responsável.

No total o projeto de solidariedade envolveu trinta e quatro escolas da diocese do Porto e sete escolas da diocese de Vila Real.

Os alunos organizaram “venda de pendentes de natal”, “cinemas solidários”, “vendas de presépios” e muitas outras iniciativas porque “a imaginação tomou conta dos alunos”.

 

No balanço da campanha António Madureira garante que a EMRC “quer ser uma mão atenta e generosa no sonho de construir escolas onde educadores, meninos e meninas crescem” quer seja “aqui ou no Quénia seguindo a Alegria do Evangelho preconizada pelo Papa Francisco”.

 

Diana Vasconcelos, a antiga aluna da disciplina de EMRC, promotora de toda a iniciativa, agradeceu aos docentes e aos alunos que participaram com “um vídeo onde as setenta e oito alunas agradecem por poderem ter uma educação condigna e assim sonharem um futuro melhor para si e para o seu país”.



Recursos:
Projeto "Há ir e voltar":


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades