EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Semana da EMRC anima escolas de todo o País

De 3 a 9 de Abril realiza-se, nas escolas de todo o país, a Semana de EMRC. Esta semana visa dar uma maior visibilidade à disciplina em contexto escolar e é composta por uma série de actividades.

Proposta para o Ano lectivo 2010/11:

A EMRC já se vê... na beleza do diálogo

A EMRC assume, na Escola, um papel crucial na interpretação dos diversos saberes culturais, os sinais da História - que revelam a identidade dos povos e as suas mais diversas aspirações e ansiedades.

No diálogo que transparece da acção educativa, os alunos de EMRC irradiam a BELEZA que dá o sentido à Vida que se tece na (re)descoberta da Cultura e se (re)constrói ininterruptamente na relação com os outros e com o mundo que os rodeia.

Nesta semana da EMRC, pretendemos que cada comunidade educativa possa envolver-se inteiramente num diálogo que vai processar-se em duas dimensões distintas mas complementares - o diálogo com a memória e o diálogo com o "hoje, aqui e agora".

Tanto num como no outro, encontraremos nomes de gente com rosto, homens e mulheres - como nós! - que deixaram marcas de BELEZA por onde passaram e que, por isso, permanecem vivas e são referências da História, mesmo à escala mundial.

DIÁLOGO COM A MEMÓRIA

  • § Com a devida antecedência, os alunos pesquisam a riqueza patrimonial da área envolvente. Constatarão, no espólio encontrado, o valor incomensurável da linguagem cristã, impregnada nas mais diversas manifestações de arte. A seu jeito elas falam, ao Homem de todos os tempos, de um Deus que interveio na História e que deixou a sua marca no coração da cultura. Este trabalho culmina com a visita guiada aos referidos espaços pelo que se exige a preparação atempada de um guião que possa direccionar a atenção dos alunos para tudo o que é realmente significativo; no site da Escola, na rádio ou no jornal (da escola ou da localidade) se partilharão as experiências vividas, os comentários pessoais, as aprendizagens realizadas...
  • § Que feitos tornaram notáveis as pessoas que dão os nomes às nossas ruas, às nossas instituições - hospitais, institutos, associações, fundações... - para permanecerem tão vivas na memória de todos? Um estudo biográfico dessas personalidades permitirá desvendar esse e outros mistérios. Porventura, tornará visível a força testemunhal de uma vida enxertada nos Valores do Evangelho, doada ao serviço de todos e para todos...

DIÁLOGO COM O "HOJE, AQUI E AGORA"

  • § O momento de crise que experimentamos a nível mundial reclama sinais de esperança. As comunidades educativas podem - e devem - veicular esse e outros estados de espírito similares nos homens de amanhã, através de propostas educativas construtivas e dignificantes. Pequenos gestos, de tão simples que são, podem fazer a diferença e confirmar que a "tal gota de água pode fazer transbordar o copo" (Madre Teresa):
  • Ø O mu(o)ral do sorriso - Concurso que pretende premiar a pessoa que descobre o (a) dono(a) do sorriso exposto num placard, em local visível da Escola. Alunos, professores, auxiliares de educação (...), todos podem ser apanhados e apanhar ...para ganhar!
  • Ø Os padrinhos - Em tempo de preparação para a Páscoa, porque não apadrinhar causas, projectos (...) que possam dar resposta a carências que impedem as pessoas de viverem felizes? Seleccionada a causa a apadrinhar, os padrinhos - uma turma, os alunos de EMRC, todos os alunos da Escola, a comunidade educativa - mobilizam-se na escolha do melhor folar promovendo, numa atitude de entrega, o melhor encaminhamento das diversas situações.

Destas e de outras iniciativas se farão notícias ao longo da SEMANA da EMRC. Notícias que falam da BELEZA que ainda subsiste no coração dos homens e das mulheres do nosso tempo e que mostram que afinal... vale a pena VIVER!

Webmaster|2011-04-01|22:07:45




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |