EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Formação: «É preciso transmitir e ter um olhar positivo sobre a família»

Na manhã deste domingo professor José Eduardo Borges de Pinho, professor na Universidade Católica Portuguesa (UCP), trouxe aos docentes de EMRC o tema «A Família no contexto atual: interpelação à visão cristã na vida».

No início da sua reflexão o docente propôs-se apresentar “cinco grandes aspetos do ser família no mundo atual” procurando colocar “em relação a família, ou as famílias e o contributo da mensagem cristã” numa sociedade em acelerada mutação.

José Eduardo Borges de Pinho apontou, em seguida, “a necessidade de um olhar positivo perante a complexidade do ser famílias na cultura contemporânea” com “marcas distintas e com as mutações sociais” e que pede aos cristãos “um olhar misericordioso e não um olhar parcial e generalizador”.

Para o professor a missão do cristão, e do professor “passa não por ser profeta da desgraça, mas antes um profeta capaz do discernimento do que é bem a acolher e do que são claros retrocessos valorativos”.

No final da sua reflexão apontou a necessidade da Igreja "se abrir às novas realidades familiares" e a criar "grupos de acompanhamento dos casais em contexto de caminhada matrimonial".

 

 



Recursos:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»

Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |