D. António Francisco dos Santos: "Apostar na escola é servir melhor o país"

Na manhã deste sábado o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, agradeceu aos professores “o trabalho realizado nas escolas do país” e pediu “presença qualificada” junto “daqueles a quem sois chamados a servir”.

A intervenção do prelado serviu de abertura aos trabalhos da formação dos docentes da disciplina de EMRC que se realiza até ao próximo domingo sob o tema “Dignidade da vida humana: Um percurso em construção numa Escola com Lu (cide)z”.

D. António Francisco dos Santos começou por agradecer a todos os professores da disciplina que “ajudam as novas gerações a construir cultura” com “valores humanos e evangélicos bem presentes”.

Num segundo momento o bispo do Porto desafiou os docentes a sentirem-se “os alunos que temos” pois “é por eles e para eles que aqui estamos”:

“Somos aqui os nossos alunos. Bem sabemos o quanto os alunos nos fazem tal qual os filhos fazem os pais”, reforçou.

Para o prelado é importante que os professores se sintam “membros implicados nas escolas” contribuindo para “traçar o rumo do país”:

“Na escola decide-se o rumo do país que queremos ser. Quanto mais apostarmos nas escolas mais estamos a servir o país”.

O bispo do Porto pediu atenção “aos alunos” e “maior capacidade de dedicação aos alunos, escolas, e comunidades humanas” consoante “os contextos em que nos encontramos” de modo a “poderdes servir melhor os alunos porque os passeis a compreender melhor”.

No final da sua intervenção pediu aos docentes para sejam “uma presença qualificada e qualificadora”, que “fermente de valores cristãos a cultura que nos rodeia”.

Educris

Fotografia: Filipe Tavares

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades