Porto acolhe formação sobre «dignidade humana»

Dignidade da vida humana: Um percurso em construção numa Escola com lu(cide)z» é o tema da formação para professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que se vai realizar nos entre amanhã e domingo, dia 12 de fevereiro no Porto.

A iniciativa, da responsabilidade do departamento de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) conta com a parceria da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e acontece duas semanas após a primeira edição que se realizou no Colégio Marista de Carcavelos.

Para esta segunda edição são esperados mais de 300 professores da disciplina que vão refletir sobre "um tema vital para a mensagem da Igreja e que é parte integrante do programa da disciplina de EMRC" revela Fernando Moita, coordenador do departamento de EMRC.

Programa completo

Sábado, dia 11 de fevereiro

10h00 – Abertura (CEECDF, SNEC)

10h30 – Entre a angústia e a esperança”: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidadeAmérico Pereira (professor de filosofia na FCH da UCP)

11.30 – Café

11h45 – Educar contra a indiferença: desafio(s) ao SER escola – Micael Pereira (jornalista)

14h30 – Bioética: olhar a ciência, servir o HomemVitor Coutinho (padre, professor de Teologia na FT da UCP, Vice-reitor do Santuário de Fátima)

PAINEL: - Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano! Filipe Almeida (médico, membro da Academia Pontifícia para a Vida)

              - O respeito pela dignidade do corpo e a(s) questão(ões) do aborto - Berta Catalão (médica)

16h30 – Café

17h00 – Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de DeusJulieta Dias (religiosa, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas)

 PAINEL - Da hostilidade à hospitalidadeAndré Jorge (Diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados)

- Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisõesCláudia Assis Teixeira (Presidente da direcção da Associação Foste Visitar-me)

Domingo, 12 de fevereiro

10h15 – A família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vidaJ. E. Borges de Pinho (professor de teologia na FT da UCP)

Debate

11.30 – Café

12h00 – Eucaristia

13h00 – Almoço

14h30 – Orientações para os formandos que creditam.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades