«Dignidade Humana» no centro da formação para professores

«Dignidade da vida humana: Um percurso em construção numa Escola com lu(cide)z» é o tema da formação para professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que se vai realizar nos dias 28 e 29 de janeiro, em Cascais, e a 11 e 12 de fevereiro no Porto.

A iniciativa, da responsabilidade do departamento de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) conta com a parceria da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Ao EDUCRIS o professor Fernando Moita, coordenador do departamento de EMRC explica as razões para a escolha do tema desta formação:

“O tema da Dignidade Humana é estrutural na mensagem da Igreja e faz parte integrante do programa da disciplina de EMRC”.

Para este responsável a escolha do tema prende-se com a “necessidade de dotar-nos os nossos docentes de elementos teológicos, pedagógicos e bíblicos sobre o respeito pelo outro e da pessoa humana procurando colocar o foco da nossa atenção nas fronteiras da vida”, afirma.

Pela primeira vez o SNEC, através do seu departamento de EMRC, vai promover uma formação em dois lugares distintos. Fernando Moita sustenta que a escolha de dois lugares em detrimento de um único lugar prende-se com a necessidade sentida de “ir ao encontro dos professores, onde eles estão com particular atenção à quantidade que gravita à volta destes dois grandes centros urbanos que são Porto e Lisboa”.

Uma oportunidade para a partilha de boas práticas

A realização da formação permite “o encontro entre professores de dioceses circunvizinhas” com realidades “por vezes semelhantes” e se procura criar “corpo e estimular a partilha de boas práticas já num grupo necessariamente menor do que num grande Fórum como costumamos realizar anualmente em Fátima”, sustenta Fernando Moita.

 

Programa Completo

Sábado (28 de janeiro/11 de fevereiro)

09h00 – 9h30 – Acolhimento
10h00 – Abertura (CEECDF, SNEC)
10h45 – Entre a angústia e a esperança”: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidadeAmérico Pereira (professor de filosofia na FCH da UCP)
11h45 – Nobreza na Educação: Caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana - Helena Marujo (professora de psicologia no ISCSP)

13h00 – Almoço

14h30 – Bioética: olhar a ciência, servir o HomemVitor Coutinho (padre, professor de Telogia na FT da UCP, Vice-reitor do Santuário de Fátima)
 
PAINEL: aborto, eutanásia, cuidados paliativos Filipe Almeida (médico, membro da Academia Pontifícia para a Vida) e Berta Catalão (médica)
 
16h30 – Intervalo
 
17h00 – Mobilidade humana: Sonhos de profeta, pergunta de DeusJulieta Dias (religiosa, teóloga, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas)
 PAINEL - Da hostilidade à hospitalidadeAndré Jorge (Diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados)
- Mercadoria Humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas - Júlia Bacelar (religiosa, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas)

 

Domingo (29 de janeiro/12 de fevereiro)

9h30 – Oração da manhã
10h15 – A família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vidaJ. E. Borges de Pinho (professor de teologia na FT da UCP)
12h00 – Eucaristia
13h30 – Almoço
14h30 – Orientações para os formandos que creditam.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades