Porto: palestra recorda a "grata missão do professor"

“A grata missão do professor” foi o tema central da palestra que serviu para assinalar o Dia do Professor, na Escola Secundária D. António Taipa, em Freamunde. A atividade dirigiu-se aos alunos do 12º ano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) integrou-se na temática «A Religião como Modo de Habitar e Transformar o Mundo”.

A diretora do Agrupamento, Amância Santos, associou-se à iniciativa e, afirmando que “Professor é ...deixar uma marca", agradeceu a disponibilidade do seu amigo e “colega de carteira”.

Amaro Gonçalo Lopes, num tom coloquial e entre os alunos, apresentou os “Traços fundamentais da ação educativa”, os “dez princípios para uma relação pedagógica”, os “Traços fundamentais da ação educativa” e encerrou com o “Decálogo do professor”, tendo destacado a “maternagem”.:

“O neologismo acentua a função maiêutica do professor, que ajuda o aluno a vir à luz, dando o melhor de si mesmo e a relação professor-aluno, como a mais decisiva na vida escolar. O tempo com os alunos serviu para os desafiar a amar os seus professores, na sua diversidade. E a agradecer a sua missão, de cuidadores e guardadores dos seus sonhos”, defendeu o autor de obra «Escola Católica, Liderança e Ethos».

João Pinto, um dos 51 finalistas de EMRC, deixou o seu testemunho: “Foi uma palestra que nos demonstrou a verdadeira arte e elegância de ensinar. Aprendemos que mais do que um transmissor de matéria e conhecimento, um professor é alguém que, pelo seu testemunho, ensina, o valor da vida e o peso que as nossas decisões têm no dia-a-dia”.

Ricardo Pereira, docente responsável pela organização, realçou a necessidade destas iniciativas para o dinamismo das comunidades educativas, “tanto mais que a nossa disciplina (EMRC) se encontra nos limites da razão”.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades