EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Viseu: professores encontram-se em Tondela

Os Agrupamentos de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e Tomaz Ribeiro acolheram no dia 12 de julho o Encontro Diocesano dos Professores de EMRC, no qual estiveram presentes os representantes do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dr. Fernando Moita e Dr. Dimas Pedrinho.

A Equipa de Coordenação do SDEC de Viseu aproveitou a ocasião para fazer a apresentação do Padre João Zuzarte como novo presidente do Secretariado. Estiveram também presentes os Padres João Duarte e Américo Cunha e o Diácono Permanente Felisberto Figueiredo do Arciprestado de Tondela, o Diretor da Escola Secundária de Tondela, Dr. Júlio Valente. O Encontro/Convívio teve a presença de trinta e cinco professores que durante a manhã refletiram sobre “Missão e Identidade” e depois do almoço convívio usufruíram de uma tarde cultural que decorreu no Museu Terras de Besteiros, espaço diacrónico de pontes do secular ao sagrado, do utilitário à obra de arte, das gentes do povo, aos poetas, escritores, escultores, do passado e da perspectiva de futuro.

Aos professores de EMRC foi-lhes proposto um desafio pelo professor Fernando Moita: Atrevam-se a levar o Amor à escola, sem medo! Este amor dará sentido às ferramentas intelectuais, linguísticas, tecnológicas, que revestidas pelo testemunho e o Evangelho criarão a identidade da pessoa cristã inserida em meio familiar, escolar, paroquial e social. O testemunho do professor de EMRC edifica-se como fé vivida, dimensão para os outros, dom vocacional alicerçado no acolher, escutar, reconhecer e servir. Agradecer com generosidade, cuidar e celebrar este dom, permitir-nos-á ousar ser à maneira de Jesus Cristo um vendaval manso de graça e bondade, na vida e nas comunidades familiar, escolar, social e paroquial, construindo o ADN da Igreja.

Davide Costa 
SDEC Viseu




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |