Coimbra: Acantonamento de EMRC de Castanheira de Pera

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Dr Bissaya Barreto, Castanheira de Pera, inscritos em EMRC, foi, nos dias 6 e 7 de Junho, acantonar em Fátima. Esta atividade teve como alavanca o facto de as aparições de Fátima serem um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à Mensagem Evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos. Não esquecendo que se aproxima o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, que implica um ainda maior simbolismo e importância daquele lugar.

Uma vez que os acontecimentos de Fátima são um apelo à humanidade do nosso tempo, também a celebração do primeiro centenário procura ser mais um instrumento deste apelo atual, e foi essa a mensagem pretendida com o desenrolar da atividade: possibilitar aos jovens da Escola um momento de reflexão e oração diferente, em que se refletisse também o estado da nossa sociedade e o papel que cada um pode ter para mudar a humanidade. A oportunidade de que partilhar experiências únicas com pessoas que têm um papel diferente quer na Igreja quer na sociedade, permitiu ao jovens alargar os horizontes do caminho evangélico que podem vir a ter.

A atividade teve duas vertentes: a vertente espiritual, onde os participantes refletiram e oraram no Santuário de Fátima; e uma vertente mais didática e lúdica, onde os alunos puderam visitar vários espaços museológicos por toda a cidade de Fátima, como o Núcleo Museológico da Casa das Candeias.

Foi uma experiência diferente, e para muitos, única! 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades