Bragança: Alunos de EMRC visitam Barcelona

De 14 a 17 de abril um grupo de 45 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do 9º ano e Secundário da diocese de Bragança-Miranda, realizaram uma visita de estudo a Barcelona e Montserrat.

A iniciativa contou com a organização e presença dos professores Jorge Novo, de EMRC, Paula Veloso, de Espanhol, Célia Catarino, e Paula Andrade de História.

No dia 15, de manhã, os alunos visitaram a Praça da Catalunha, o Hard Rock Café, o Farggi, a Fnac, as Ramblas (em 1,2 km de comprimento) e o Mercado La Boqueria, uma exibição de cores e sabores, um paraíso para os sentidos.

Na parte da tarde os alunos visitaram o Estádio Camp Nou e o museu do clube onde constam referência a muitos jogadores portugueses.

O dia 16, sábado, os alunos visitaram a "fascinante basílica da Sagrada Família", arquitetada por Gaudí e que se constitui como o ex libri da cidade catalã. Da parte da tarde as visitas a Montjuic, onde se realizaram os jogos olímpicos de 1992, e ao Park Guell, outra obra prima de Gaudí completaram o dia.

No dia 17, Domingo, os alunos visitaram o mosteiro de Montserrat, mosteiro beneditino erigido em 1880 e "nos deslumbramos com a montanha e a paisagem, e especialmente nos sentirmos abençoados na gruta das aparições da Virgem Maria e pela música ecoada pela Escolania dos Pequenos Cantores, que recebem uma formação musical de alto nível junto com a educação humana e intelectual, um dos coros mais antigos da Europa, uma verdadeira instituição de caráter musical e religioso", recorda o professor Jorge Novo.

A visita permitiu, no avaliar dos alunos participantes, "um enriquecimento pessoal, educativo e linguístico-cultural, para o qual muito contribui a EMRC" constituindo-se, como motivo para a "compreensão dos elementos mais profundos da cultura".

No próximo ano o professor Jorge Novo espera poder "levar os alunos a Roma".



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades