Aveiro: Primeira edição do «moralíadas, o jogo do outro mundo»

A primeira edição das «moralíadas – o jogo do outro mundo» contou com a participação de 150 alunos do agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha. Estas «olimpíadas da moral», realizadas em 29 de abril de 2016, no âmbito do dia do agrupamento, são uma iniciativa do grupo de EMRC, dirigida aos alunos do 8º ano. Este jogo concretiza-se em três provas, pretendendo promover a solidariedade entre os membros da turma e sensibilizar para os conteúdos e valores promovidos pela disciplina.

No primeiro momento, os alunos são submetidos a uma prova constituída por dez perguntas sobre conteúdos lecionados ao longo dos anos, respondidas em equipa e podendo perfazer 100 pontos.

Na segunda prova, os alunos são desafiados a resolver, em equipa, um dilema ético, situado no âmbito do diálogo ecuménico e inter-religioso, sendo apreciadas por um júri as soluções propostas.

Na terceira prova, intitulada «supera-te», os alunos assumem o papel de pessoas portadoras de deficiência (cegueira e deficiência motora), tendo de concretizar tarefas solicitadas encarnando a condição de fragilidade que é vivida por quem se encontra nesta situação. Nesta etapa, os alunos são, ainda, submetidos a uma prova de cumprimento de regras de convivência e boa educação.

Em cada uma das provas, são avaliadas não só as competências técnicas e cognitivas, mas também aspetos relacionados com os valores da solidariedade e do fortalecimento do espírito de grupo, pretendendo-se assegurar a importância do respeito pela diversidade e pela identidade dialogante.

Para a sua concretização, esta edição do «Moralíadas – o jogo do outro mundo» conta com o apoio da editora Tenacitas e com a colaboração dos professores e alunos do curso de Multimédia deste agrupamento de escolas.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades