Bragança: Alunos visitam Corunha e Santiago de Compostela

Alunos do 8.º ano de Educação Moral e Religiosa Católica, do Agrupamento de Escolas Miguel Torga e do Agrupamento de Escolas de Vila Flor, acompanhados dos Professores de EMRC, Jorge Novo, Paula Veloso e Pe. Delfim Gomes e de espanhol, Célia Catarino, realizaram, nos dias 08 e 09 de abril, uma Visita de Estudo à Coruña e Santiago de Compostela.

Assim, na Coruña, visitaram a Casa das Ciências e o Planetário, a Casa do Homem - Museu Domus com exposições e sessão de cinema em 3D, depois o Aquário Finisterrae  e a réplica do submarino Nautilus, culminando numa visita à Torre de Hércules e aos principais espaços da cidade.

No dia seguinte, uma caminhada a pé de 1 hora, dos arredores de Santiago de Compostela até à majestosa Catedral e participação na solene Eucaristia Internacional, presidida pelo Sr. Arcebispo de Santiago de Compostela, Monsenhor Julián Barrio Barrio, com bênção apostólica e realização do “botafumeiro” (um enorme turíbulo, movido por 8 homens ao som do Hino do Apóstolo, usado nas datas litúrgicas mais especiais, como instrumento de purificação da Catedral onde se apinhava uma multidão).

Esta visita de estudo constituiu-se, na avaliação muito positiva efetuada por todos os intervenientes, como uma oportunidade para completar a aprendizagem conforme os conteúdos programáticos de EMRC.

Proporcionou igualmente uma interação entre os alunos das duas escolas abrindo espaço para situações de diálogo, conhecimento e amizade e, especialmente, uma pequena experiência de peregrinação, em Santiago de Compostela, para reconhecimento dos valores da cultura e arte humanista, da universalidade da Fé e do sentido que o encontro consigo mesmo e com os outros proporciona à vida.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades