Algarve: 2200 alunos no III Encontro diocesano

Mais de 2200 alunos e cerca de 122 professores, do 5º ao 9º ano de escolaridade das várias escolas do Algarve, participaram, no passado dia 18 de março, no III Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) em Tavira.

A iniciativa aconteceu no Parque de feiras e Exposições de Tavira e foi organizada pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve.

No ínicio do encontro o bispo diocesano, D. Manuel Quintas, saudou os alunos e menifestou a sua alegria pela organização de mais um encontro de EMRC. Na ocasião o bispo do Algarve agradeceu aos alunos a iniciativa e realçou o entendimento e colaboração da Câmara de Tavira.

D. Manuel Quintas destacou e agradeceu ainda o gesto solidário dos alunos que levaram 443 quilos de enlatados para doar à Cáritas Diocesana do Algarve que também esteve presente no encontro. O prelado explicou aqueles bens alimentares serão “distribuídos pelos mais necessitados do Algarve”. “Gostaria que este gesto não fosse um gesto isolado na vossa vida, mas que vos ajudasse a crescer na sensibilidade pela atenção aos outros e pelas suas necessidades. Não há nada que nos faça mais felizes do que quando fazemos felizes os outros, do que quando ajudamos os outros em alguma necessidade”, afirmou D. Manuel Quintas, que destacou ainda a importância das obras de misericórdia corporais e espirituais.

Após este momento o acolhimento esteve a cargo da atuação de alunos do agrupamento de escolas do Montenegro, em Faro.

O recinto tinha um “Mural da Misericórdia” reservado ao desenho de uma obra de misericórdia à escolha dos alunos.

Também o vereador da Câmara de Tavira, José Manuel Madeira, destacou o sentido de solidariedade manifestado pelos alunos e agradeceu à diocese por ter escolhido aquela cidade para a realização do encontro e aos alunos e professores por terem participado.

A manhã teve continuidade com atividades lúdicas e desportivas com insufláveis e outras. Houve ainda aulas de hip-hop, body combat e zumba.

Para além da Cáritas, que teve um stand para apresentação da instituição aos alunos, também esteve presente a Algar, empresa responsável no Algarve, pela gestão do sistema multimunicipal de valorização e tratamento de resíduos sólidos, que organizou um ‘Quiz’ (jogo ou desporto mental no qual os jogadores tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas) sobre a correta gestão dos resíduos produzidos no dia-a-dia.

De tarde, o encontro concluiu-se com um concerto do rapper D8 que cantou do seu álbum de estreia temas como “Já não dá”, “Estou aqui” ou “Se tu quiseres ir comigo” e que levou ao rubro os alunos.

Educris com FOLHA DO DOMINGO

Imagem: @Samuel Mendonça



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades