Coimbra: D. Ximenes Belo visita escola em Penacova

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e no dia escolar da não violência e da Paz D. Ximenes Belo, bispo émerito de Dili e prémio Nobel da Paz visitou o Agrupamento de escolas de Penacova, na diocese de Coimbra.

Disponibilizamos os testemunhos dos alunos e professora de EMRC no rescaldo desta iniciativa.

"Conhecer, ver e ouvir D. Ximenes Belo foi um privilégio, uma oportunidade única para promover e sensibilizar para a necessidade de combater a violência no meio escolar e apelar ao valor da paz. Foi organizado pela disciplina de EMRC e aconteceu no dia 19 de Fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Penacova, no âmbito do Dia escolar da não-violência e da Paz.

Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, Bispo da Igreja Católica, Administrador Apostólico emérito de Díli, Timor, e Prémio Nobel da Paz em 1996. O seu testemunho e grande determinação, a sua entrega aos outros continuam a ser referências valiosas que devemos dar a conhecer aos nossos alunos.

O programa de EMRC, ao longo dos anos, é salpicado de testemunhos de grandes Homens e Mulheres, testemunhas de uma intervenção ativa na sociedade e que deixaram uma marca indelével no mundo. D. Ximenes Belo é exemplo disso. E, para espanto dos alunos, é um Prémio Nobel da Paz que fala Português.

As opiniões dos alunos são o testemunho de como este dia ficará para sempre gravado na memória do seu coração.

Gostei, porque foi uma oportunidade única de estar com um Prémio Nobel da Paz, principalmente, num momento em que estamos a assistir a uma das maiores crises de refugiados de sempre.

Aprendi que devemos sempre perdoar as pessoas e tentar agir sempre de forma a promover a paz (Daniela Monteiro).

Aprendi que a paz é sempre o melhor caminho (Paulo Viseu).

Aprendi que podemos mudar o mundo (Guilherme Coimbra).

Adorei a actividade e gostava que voltasse a repetir-se. Foi um sinal de paz. Aprendi que a paz é muito importante e deve-se lutar por ela. Foi uma óptima ideia, pois tivemos oportunidade de conhecer melhor D. Ximenes Belo (Mariana Carvalho).

Aprendi que devemos perdoar, pois, as pessoas são mais importantes do que os seus erros Gabriela).

A paz é muito importante para a vida das pessoas e, se não houver paz, as pessoas não conseguem disfrutar a vida (João Carvalho).

Gostei muito da largada de balões, pois foi uma actividade bastante bonita para homenagear D. Ximenes Belo (Maria João Simões).

A única maneira de combater as guerras não são as armas, mas sim as palavras (Gonçalo Conceição).

Podemos mudar o mundo através da paz (Soraia Santos).

A Docente de EMRC
Paula Marques



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades