EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Coimbra: Alunos visitam o Vaticano

"A melhor viagem do Mundo! É como a podemos descrever" são as palavras da aluna Patrícia Ferreira discente da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do agrupamento de Escolas de Mórtágua e participante da visita de estudo que levou sete alunos à cidade eterna de 8 a 11 de fevereiro.

A aluna e os colegas foram acompanhados por duas professoras e duas encarregadas de educação, e, nos primeiros dias, ficaram a conhecer "os inúmeros monumentos existentes em Roma".

Para os alunos a experiência "foi incrível" pois todos os "dias descobriamos mais desta cidade e erámos surpreendidos com novos monumentos que não estavam planeados, mas que pela sua grandeza e imponência todos concordámos que mereciam ser visitados".

A visita ao Vaticano foi "o ponto mais alto desta visita", na opinião dos alunos, pela experiência "da imponência da Basílica e com a quantidade de pessoas, das mais diversas nacionalidades, que ali se encontravam" e com o "silêncio, um abraço de grupo e as lágrimas de alguns foram a forma que encontrámos de expressar os nossos sentimentos".

Para os discentes "a visita ao Museu do Vaticano foi outro ponto a assinalar. A imensidão das obras de arte ali reunidas e a sua beleza, desde esculturas a pinturas, aos famosos frescos de Miguel Ângelo na Capela Sistina, tudo é digno de demorada observação".

Na quarta-feira os alunos participaram na celebração eucarística de quarta-feira de cinzas, presidida por Sua Santidade o Papa Francisco. Foi um "momento de grande intensidade e emoção. Finalmente a realização do sonho há muito esperado".

Testemunhos dos alunos:

"A nossa visita de estudo ao Vaticano foi muito importante para enriquecer os nossos conhecimentos, fortalecer a relação entre professora e alunos e proporcionou momentos únicos e diferentes. A viagem foi muito bem planeada e correspondeu às expetativas de todos. Foi uma viagem que marcou toda a gente e que não será esquecida." (Rita Matos, nº 21, do 9ºB)

"Conseguimos realizar esta viagem com o apoio de todos, toda a gente contribuiu, todos queriam ajudar! Lutámos e conseguimos!
Ver o Santo Papa era o Nosso Grande Sonho, e que conseguimos realizar, ouvir as suas palavras, a sua voz suave, a maneira com que falava perante crianças, adolescentes e adultos é algo maravilhoso! Vimos, e ouvimos o Nosso segundo "Pai". Aprendemos muito com esta viagem e é algo que, por muitos anos que passem, nunca vamos esquecer.  A melhor viagem do Mundo! É como a podemos descrever" (Patrícia Ferreira nº 19, do 9ºB).




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |