EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

O berço de BELEZA...” - Proposta da EMRC para o Advento

O berço de BELEZA..."Esta iniciativa consta de um conjunto de propostas para uma melhor vivência do Natal, na comunidade escolar e nas famílias, fazendo sobressair a ideia de que a manifestação da BELEZA de Deus, expressa na fragilidade de uma criança recém-nascida, necessita de um berço para irradiar uma nova LUZ e, com ela, dar sentido a todas as coisas.

Retomando a frase que preside ao nosso trabalho - "Tornai as vossas vidas lugares de Beleza", Bento XVI, CCB, 12/05/2010 - optámos por redimensionar algumas iniciativas que são do agrado das comunidades educativas, embelezando-as com a riqueza extraordinária do Evangelho. Trata-se, em suma, de as recriar partindo dos valores cristãos - em tantas escolas cada vez mais ignorados.

Tema: "O povo que caminhava nas trevas viu uma grande LUZ..." (Is. 9, 1) 

Pretende-se:

- Explorar os conceitos "TREVAS" e "LUZ"

- Valorizar a LUZ enquanto manifestação de Deus entre nós. (A LUZ confere BELEZA a todas as coisas. Com ela, tudo ganha sentido.)

Referências bibliográficas:

  • § Textos proféticos que pré-anunciam a chegada do Messias: Is. 9,1-6b ou Is. 11, 1-10 (entre outros)
  • § "O Cavaleiro da Dinamarca" - Sophia de Mello Breyner

Propostas de Actividades

  • Ø Festas de Natal (encerramento do 1º período) - Os alunos de EMRC poderão apresentar, numa dança, num sketch, numa mímica em sombras chinesas com um apropriado instrumental, num jogral colectivo (...) uma das referências bibliográficas propostas.
  • Ø Exposição multimédia - "A beleza do PRESÉPIO nos museus de todo o mundo!" - Feita uma recolha prévia na Internet, os alunos são convidados a realizar uma exposição das mais famosas obras de arte (esculturas ou telas) no espaço mais apropriado da escola.
  • Ø Exposição - "A LUZ que dá beleza a todas as coisas" - Numa exposição em telas, os alunos apresentam leituras pessoais do texto explorado nas aulas de EMRC. Seria interessante atender, uma vez mais, aos conceitos explorados (trevas/luz) culminando a exposição com a apresentação do MENINO JESUS, a verdadeira LUZ do mundo.
  • Ø Canto dos REIS - Ao longo do mês de Janeiro, os alunos são convidados a levar "pedacinhos de LUZ" aos colegas da escola/comunidade local, desta feita sem outra intenção que não seja a de anunciar a todos a chegada da LUZ em todo o seu esplendor, com o nascimento do Menino Jesus. Ao invés de receber, o grupo distribui um pequenino postal com uma imagem/mensagem de Natal da sua autoria (produto de concurso escolar).
  • Ø Divulgação no site da disciplina de EMRC http://www.emrcdigital.com/ de fotografias e textos sobre as actividades realizadas nas escolas em torno desta iniciativa.

Nota: Aconselha-se, uma vez mais, o trabalho em parceria com os colegas dos departamentos das artes/línguas bem como a participação activa de toda a comunidade escolar (professores; pais ou outros encarregados de educação, auxiliares da acção educativa)    

 

A equipa do departamento de EMRC, snec

Webmaster|2010-10-24|16:13:06




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |