Bragança: Uma viagem de finalistas diferente

Os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) finalistas do 12º ano na Escola Emídio Garcia de Bragança realizaram uma viagem de finalistas diferente do habitual. A ideia, afirma o professor Alberto Pais, de EMRC, "nasceu há já alguns anos e procurou ser alterantiva às habituais viagens de finalistas que terminam em algum local mais próximo e onde as aprendizagens tendes a ter um lugar secundário".

Assim no passado dia 8 de fevereiro os alunos de EMRC partiram em direção a Roma, a cidade Eterna, numa visita organizada em parceria com o grupo disciplinar de Artes Visuais. Já na cidade de Roma os alunos tiveram a oportunidade de conhecer obras de Bernini, constantes do programa de Desenho A e História e Cultura das Artes, e diversos monumentos e experiencias constantes no programa de EMRC, edição 2014, e estudados ao longo do secundário com parcular destaque para as Unidades Letivas "Arte Cristã", "Comunidade dos Crentes em Cristo" e "Religião como modo de Habitar e Transformar o Mundo".

Para os docentes este foi "um momento único e inesquecível" tendo destacado a presença na "audiência-geral com o Papa e a emoção vivida pela mensagem que nos transmitiu pessoalmente".

O professor Alberto Pais, em declarações ao EDUCRIS, lembrou o papel "de sentido que a EMRC pode dar a alunos finalistas transformando estes importantes momentos de confraternização em oportunidades de efetivação de aprendizagens" e um "desafio para o futuro destes jovens".

Os participantes tiveram a oportunidade de contactar com o "incalculável património histórico, cultural, artístico e religioso de Roma e Vaticano. Entre as diversas atividades, destaque para as visitas aos museus do Vaticano, à Galeria Borghese, ao Coliseu, Palatino e Forum Romano".

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades