EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Síntese da assembleia-geral do Comité Europeu da Escola Católica

Realizou-se recentemente em Glasgow, na Escócia, mais uma Assembleia-geral da CEEC, com a presença de representantes de 25 países.

Depois da verificação dos países presentes foi feita, por M. Joseph Devine, Prof. Robert Davis e M. Michael McGrath, uma informação sobre a história, identidade e formação dos professores neste país de acolhimento.

Em seguida, Etienne Verahack, secretário-geral da CEEC, apresentou uma síntese comparativa dos diferentes programas de formação inicial para os directores das escolas católicas (Bélgica francófona, França e Hungria).

Seguiu-se a intervenção do Prof. Gerald Cattaro apresentando o programa de formação de directores da Fordham University de New York.

Como na Assembleia anterior, realizada em Março, a formação dos professores e dos actuais e futuros directores de escolas foi um dos assuntos focados na assembleia, procurando travar a secularização que atravessa a Europa, assim como cimentar uma cultura de Escola Católica assente no Evangelho e fiel à sua missão evangelizadora.

Foi apresentada a experiência das escolas católicas da Roménia e de Portugal, que têm contado com a intervenção da equipa de formadores da FERE- Espanha.

António Ojeda, representante de Espanha, partilhou com todos os presentes um esquema de formação inicial para directores das escolas católicas. (Em anexo)

Merece uma referência especial a visita a uma escola local em que fomos recebidos, não só pelos responsáveis, mas também por um grupo de professores e alunos, que connosco partilharam um momento de oração e de convívio. Nessa mesma tarde fomos recebidos pelo Bispo e em seguida participamos numa recepção governamental no castelo de Edimburgo.

É de salientar o acolhimento, partilha e simpatia com que em todos os momentos fomos recebidos.   

Estiveram ainda presentes:

- Mme Pletinck que, além de dar algumas informações de carácter jurídico, informou sobre o Simpósio: A política Europeia de Ensino Análise e Crítica que terá lugar na Bélgica durante o dia 10 de Dezembro do ano em curso, 2010. Este tem como destinatários os dirigentes de ensino dos diferentes países membros da EU, assim como os parlamentares nacionais e europeus ou seus colaboradores. 

- Dr. Georg Platz, representante permanente junto do Conselho da Europa

- Mme Betty MEYER, representante  l'OE-GIAPEC (Associações de Pais).

- Padre Angel Astorgano, Secretário Geral da OIEC (Office International de L'Enseignement  Catholique), que apresentou dados sobre a situação mundial da Escola Católica e anunciou a realização do XVII Congresso Mundial da OIEC, de 21 a 25 de Março de 2011, no Cairo (Egipto), subordinado ao tema "A Escola, lugar de esperança para educar nos direitos humanos".

Foram aprovadas as contas e o próximo orçamento para o secretariado do CEEC.

As próximas Assembleias do CEEC em 2011 ficaram marcadas para:

Comité - 3 a 5 de Março de em Londres

             6 a 9 de Outubro em Praga

Em 2012 haverá um colóquio com os Bispos (CCEE) em data a confirmar.

Portugal fez-se representar neste encontro através do presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), respectivamente Padre Querubim Silva e Maria Helena Calado Pereira, responsável pelo Departamento da escola Católica (DEC/SNEC)

Webmaster|2010-10-21|12:34:12

 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |