Porto:«Diversidade Inter-religiosa» vence Programa Social

De 27 a 29 de janeiro os alunos do Agrupamento de Escolas de Paredes realizaram uma viagem interdisciplinar a Lisboa para conhecer a “diversidade Inter-Religiosa”.

A ideia surgiu nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e no clube da Europa que este ano aborda as questões da Religião.

Ao EDUCRIS o professor André Passos, de EMRC, recordou a ideia da candidatura ao Programa Social-Escola em Viagem” como modo de “dinamizar uma visita a Lisboa” numa comunidade sem grandes recursos financeiros:

“Queríamos debater e apresentar o tema aos alunos e visitar lugares onde estivessem mais religiões para além da cristã”. Surgiu então “a cidade de Lisboa, que pela sua diversidade religiosa, nomeadamente ao nível da Sinagoga e da grande Mesquita” se apresentava como ponto de paragem obrigatório.

O segundo desafio para esta comunidade foi a angariação dos valores financeiros necessários: “as possibilidades económicas dos discentes, inviabilizariam logo à partida estas aspirações de ir a Lisboa visitar estes e outros Templos religiosos”, lembra André Passos. Aí surgiu o Projeto “Diversidade Inter-religiosa” e, até à candidatura, “foi um pequeno passo”.

A vitória no programa Social permitiu a este agrupamento “o alojamento gratuito em Lisboa” e a constituição de uma visita que abrangeu as disciplinas de “EMRC, História, Ciências, FQ, Português e Cidadania” num projeto “multidisciplinar” que permitisse aos alunos “ conhecer o percurso das religiões no tempo e o seu contributo para a construção da sociedade” promovendo “o diálogo inter-religioso como suporte para a construção da paz e a colaboração entre os povos”.

Numa época em que muitos milhares chegam à europa esta visita possibilitou “amadurecer a responsabilidade dos alunos perante a pessoa, a comunidade e o mundo”, afirma André Passos.

Em Lisboa os alunos do 8º e 9º ano visitaram “ a Mesquita Central de Lisboa, Sinagoga, Pavilhão do Conhecimento, Exposição Real Bodies – Descubra o Corpo Humano, claustros, museu e Sé de Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Óbidos, Mosteiro da Batalha, Escola de Hotelaria de Fátima, e o Santuário de Fátima”.

Na disciplina de EMRC foram trabalhados os objetivos constantes do programa de 8º ano, na Unidade letiva 2, e o mesmo no 9º ano, com a Unidade Letiva “Deus, mistério de amor” a merecer destaque.

No final da visita André Passos mostrava-se satisfeito mostrando-se “cansado mas muito feliz pelo contentamento estampado na cara dos alunos” que tiveram, com esta visita de estudo, “uma experiência inesquecível e muito importante no seu crescimento”.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades