Fórum EMRC 2015: “O Amor é a consequência da Páscoa!”

Na manhã do último dia do Fórum EMRC 2015 que reuniu em Fátima cerca de 550 professores os docentes participaram na eucaristia em união com milhares de peregrinos que, por estes dias, enchem já o Santuário Mariano para a grande peregrinação aniversária de maio.

 

Na homilia o padre José Carlos Martins, de Bragança-Miranda, começou por afirmar que “a Palavra de Deus ajuda-nos a refletir sobre o sermos santos”. Para este responsável pela EMRC na diocese Bragantina a “consequência da Páscoa é o amor”.

“O Senhor chama-nos ao amor. É isso mesmo que vemos e experimentamos neste tempo de Páscoa. O exemplo do Bom pastor, diferente do ladrão; A imagem da videira, no domingo passado e a necessidade de permanecermos ligados a Ele”. Alertando os professores de EMRC para o perigo de “nos anunciarmos a nós mesmos” o padre José Carlos olhou para esta tentação como “oportunidade de levar à escola a dimensão do amor, mas o Amor ao jeito de Jesus”.

Abordando os novos manuais que estiveram em apresentação nacional neste Fórum 2015, o diretor do secretariado da EMRC de Bragança alertou “para a tentação de não os seguirmos” e assim “criarmos a nossa própria moral, a nossa própria Religião mas não a de Jesus Cristo”. Para que tal não aconteça reforçou a ideia de que “necessitamos de ter a certeza de que como ramos estamos ligados ao tronco que é o próprio Senhor Jesus”.

“Amar à nossa maneira é fácil mas amar à maneira de Jesus é exigente mas mais gratificante” porque “o mestre nos eleva á condição de amigos”, afirmou.

No final, em jeito de oração concluiu: “Peçamos ao Senhor a graça de Lhe correspondermos no amor. Tomemos consciência da nossa condição de cristãos para amarmos o mundo como Jesus e anunciarmos o Seu Amor e não a nós próprios.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades