Bragança: EMRC leva 80 alunos a Madrid e Toledo numa visita histórica

 

Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica das escolas Emídio Garcia e Miguel Torga (Bragança) organizaram uma visita de estudo, com a duração de dois dias, às cidades espanholas de Madrid e Toledo.

 

Com partida às cinco da manhã do dia 17 de Abril, a chegada à capital espanhola deu-se pelas 10 horas locais, com entrada, pouco depois, no Museu do Prado, onde a história da arte está tão magnificamente reproduzida, de Rubens a Goya, de Rembrandt a Velásquez, de Anthony Van Dyck a Brueghel.

 

Do Prado, o grupo seguiu a pé para o Museu Nacional Centro com passagem obrigatória pela estação de Atocha. No Reina Sofia a coqueluche foi sem dúvida o famoso quadro de Pablo Picasso, "Guernica", que atraiu as atenções dos alunos, fascinados, igualmente, pela arquitectura do espaço e pelas fantásticas vistas proporcionadas pela cobertura do edifício e pelo elevador panorâmico.

 

A tarde reservava ainda emoções fortes, com a passagem pelo Estádio Santiago Bernabéu, que incluiu visita ao museu do clube, bancadas, vestiários, zona dos bancos e acesso ao relvado principal. A cereja em cima do bolo foi o jantar na Puerta del Sol, um dos espaços mais movimentados do mundo, mesmo no centro de Madrid, onde o grupo jantou e e fez um passeio nocturno que ficou na memória de todos.

No dia seguinte, partida para Toledo, capital da península ibérica no período visigótico, tendo como ponto alto a visita à Catedral de Santa Maria de Toledo (Século XIII), de arquitectura gótica, e que induz um fascínio avassalador a quem nela entra.

Tempo ainda por passagens pela mesquita e sinagoga locais, lugares de história incontornáveis, com os alunos a colocarem em prática os seus conhecimentos no que toca à história das religiões.

Professor Jorge Novo

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades