Jovens de Beja fizeram uma «directa» com valores

Cerca de centena e meia de jovens da diocese de Beja fizeram uma «directa» com Deus. Das 20 horas até às 8 horas da manhã do dia 29 de Maio, alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e jovens da Pastoral Universitária viveram uma «Noite XPTO».

Em declarações à Agência ECCLESIA o Irmão Ricardo Borges, fisfa, sublinhou que a actividade iniciou-se com um jantar partilhado. O grupo de jovens «Shemá» preparou um momento de oração e "depois a participação em vários workshops ao longo da noite". E acrescenta: "ninguém adormeceu pelo caminho".

Divididos em quatro grupos, os participantes percorreram os workshops. "Tiveram oportunidade de contactar com os seminaristas e ficarem com a ideia como se vive num seminário" - disse.

Na Casa de Santa Maria, dois casais testemunharam a vivência do sacramento do matrimónio e o que "é ser família cristã nos dias de hoje" - realçou o Irmão Ricardo Borges. No Patronato de Santo António, os irmãozinhos de S. Francisco de Assis mostraram aos jovens como é a vida num convento. "Durante uma hora vestiram os hábitos dos frades" - frisou.

A experiência de clausura - Mosteiro das Irmãs Carmelitas - foi também uma etapa da noite. O Liceu de Beja (Diogo de Gouveia) foi a última etapa. "Terminámos com um concerto na escola".

Depois da experiência "notei que os jovens estavam felizes" - admitiu o Ir. Ricardo Borges. A «Noite XPTO - uma directa com Deus» pretendeu mostrar aos jovens que é possível a diversão até de madrugada e "viver os valores da amizade". E adianta: "sem esquecer a perspectiva vocacional, tanto do matrimónio como da vida religiosa".

Uma iniciativa que "abriu os sentidos dos jovens". Tiveram oportunidade de ver "o sol adormecer e depois acordar". O sucesso foi visível e a experiência "é para repetir" no próximo ano.

Webmaster|2010-05-31|17:07:59|Luis Filipe Santos|AE



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades