EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Alunos de EMRC coloriram Fátima

São mais de 2300 crianças de todo o país que viajaram até Fátima para o 10.º Encontro Nacional Inter-escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O encontro deste ano tem como lema «EMRC...comigo podes contar».

«É um cenário inexplicável... Muitas crianças com fitas da cor da sua escola que se juntam em Fátima dando um sim, à semelhança da pastorinha Jacinta», assim explicava o Professor João Ferraz à Agência ECCLESIA. O ponto de união é todos serem alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

O encontro serve para partilhar experiências e os alunos fazerem festa. A manhã foi preenchida por uma celebração na Igreja da Santíssima Trindade onde as crianças participaram activamente. Os cânticos e a encenação do Evangelho esteve a cargo dos alunos de EMRC que ali «mostraram que eram capazes de estar sérios, em ambiente de reflexão e silêncio, como nem sempre se pensa...» sublinhava o professor.

Com a alteração à lei no ano passado, considerando EMRC como disciplina curricular do 1º ciclo, cada vez mais as escolas se motivam e os agrupamentos fazem questão em participar nestes encontros. João Ferraz dizia mesmo que «há escolas que marcam esta data no calendário escolar e querem estar presentes.»

«Para nós, professores, é um dia de grande motivação e uma alegria imensa ver estas crianças com quem trabalhamos dia a dia, transformando-se este dia num marco importante» justificava o professor.

A tarde é preenchida por animação cultural por alunos de várias escolas  entre canções e a peça de teatro «O feiticeiro de Oz», encenada também por alunos.

Alunos prometem voltar para o ano

À despedida do 10.º Encontro Nacional Inter-escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu em Fátima, a frase que se ouvia era «para o ano há mais...» A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu mais de 2300 alunos que se dividiam pelas cores das suas escolas. Agitavam fitas e a alegria foi constante.

João Ferraz, professor de EMRC, dizia à Agência ECCLESIA que «podemos contar com estas crianças e com as suas escolas. A mensagem de Jesus é cativante e as crianças gostam, sentem que lhes diz algo e aderem com alegria e esperança.»

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, esteve presente neste encontro e fez uma saudação aos alunos. Convidou-os a participar e deu os parabéns a todos pela presença, «o que se tornou gratificante para os alunos mas também para os professores», recordava João Ferraz.

Considerando a disciplina como uma parte integrante da formação pessoal, o professor afirmava que a EMRC é uma resposta aos desafios, porque transmite valores humano cristãos às crianças para que possam valorizar a sociedade. «Construir uma sociedade mais humana, mais justa e alegre porque o futuro depende destas crianças», destacava.

Como forma de despedida ficou a promessa para continuar com o encontro inter escolas que se torna um «desafio cada vez maior, contando com a aceitação e presença de cada vez mais escolas e sabendo que vai havendo mais interacção entre elas para passarem mensagem e até mesmo entreajuda», concluía João Ferraz.

Os alunos do 1º ciclo acederam ao convite e com as escolas estiveram presentes em Fátima para momentos de convívio, oração e muita brincadeira.

Organizado há 10 anos este encontro serve para partilhar experiências e os alunos fazerem festa, este ano teve como lema «EMRC...comigo podes contar».

Webmaster|2010-05-25|08:53:28|AE




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |