EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

IV Congresso da Scholas Occurentes em Roma

O Vaticano recebe, de 2 a 5 de fevereiro, o IV Congresso Mundial das  Scholas Occurentes sob o tema “ Responsabilidade Social educativa. Uma responsabilidade de todos”.

Durante 3 dias centenas de delegados. De várias proveniências, vão refletir sobre o “modo como a sociedade deve refletir sobre a escola e a educação das novas gerações”.

Nesta quarta edição pretende-se fazer “um laboratório de ideias e experiências para pôr em prática a harmonia e a unidade na diversidade.” Ao longo do Congresso vão ser apresentados “ casos encorajadores de inclusão que incluem a utilização de novas tecnologias”, refere um comunicado enviado ao www.educris.com

 

 O que é a Scholas Occurentes

 Nascida há cerca de um ano sob o impulso do Pontífice argentino – que desejou ampliar a nível internacional a Escuela de vecinos e as Escuelas hermanas, duas experiência precedentes promovidas durante o ministério episcopal em Buenos Aires – Scholas occurrentes tem como objectivo a inclusão social através da instrução. Por isso a entidade educativa ligada à Pontifícia academia para as ciências visa a criação de uma rede de escolas que por meio da arte, da tecnologia, especialmente on line, e do desporto formem para os valores humanos sobretudo os mais desvantajados e desenvolvam uma cultura do encontro. Aderiram trezentos mil institutos espalhados em 35 países, em nações ricas e pobres, nas quais se oferece a possibilidade de manter contactos com pessoas de todas as latitudes, independentemente da crença religiosa, para dizer «não» à violência e promover a paz. Enfim, a meta é dar vida a uma comunidade educativa global, favorecida também pelo lançamento da plataforma digital Scholas.social.




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |