EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Vagos: Projetos Humanos

 

"Projetos Humanos" é o nome da mais recente iniciativa dos alunos de EMRC do secundário no agrupamento de escolas de Vagos. A iniciativa partiu da experiência e reflexão das aulas de EMRC e levou à ação os muitos alunos inscritos na disciplina.

 

Deixamos um pequeno texto/partilha que os alunos nos fizeram chegar sobre a sua experiência num lar a que chamaram "projetos humanos".

 

"Todos nós, em algum momento da nossa vida, sentimos uma enorme vontade de “Mudar o Mundo”. Contudo, maior parte de nós fica pelo querer, pelo sonho.
Nós, alunos do 12ªA de EMRC 2014/2015, decidimos agir. Não “Mudar o Mundo”, mas pelo menos, deixar alguma marca positiva, marcar a diferença.
Dirigimo-nos ao lar de Santo António para começar a nossa jornada. Não é fácil, como podem imaginar. Enfrentamos os nossos medos, as nossas inseguranças e partimos à descoberta.
Sabemos que temos do nosso lado pessoas capazes de nos ajudarem nestes grandes desafios, o nosso Professor de EMRC, Sérgio Martins, e a Psicóloga e Técnicas do Lar de Santo António de Vagos.
Levámos duas temáticas para os “nossos idosos”. Depois de uma breve apresentação (conhecimento e primeiro contato com os idosos), passámos às cantorias. Como eles adoraram!
Conseguir proporcionar um momento de pura e simples felicidade, poder observar um sorriso genuíno, uma lágrima, destes grandes exemplos, deixou-nos, completamente realizados. É uma recompensa enorme.
E no final do dia quando fazemos uma retrospetiva do mesmo, sentimos um orgulho imenso por termos conseguido melhorar o dia de alguém, de uma maneira tão simples.
Não fomos mudar o mundo dos idosos, mas fomos marcar a diferença, um dia diferente nas suas vidas.
Haverá melhor recompensa do que um simples “obrigado” ou que um sorriso? Receio que não.
Acabámos o nosso dia com uma satisfação enorme, com o sentido de dever cumprido.
Uma experiência que vamos, sem dúvida, repetir.
Obrigado pela experiência."

Intervenientes:
Inês Conceição (Autora do Texto), Bruno Marques, Bruno da Rocha João, Bruno Daniel Aires Mota, Daciana Martins Marques, Filipe José Jesus Costa, Hugo Gabriel Resende Fernandes, João Tiago Malta Fernandes e Sérgio Martins (Professor)





© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |