EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Semana Nacional da EMRC 2010

De 22 a 26 de Março decorre a Semana da Disciplina de EMRC.

Este ano a equipa organizadora deseja que "a Semana da Disciplina se constitua uma oportunidade para afirmar o contributo da EMRC na valorização do meio escolar".

Desta forma, e durante toda a Semana Nacional da Disciplina de EMRC vai procurar-se, partindo do "conhecimento crítico da cultura actual", "(re)valorizar a nossa identidade,  promovendo o sentido cristão no compromisso com a Vida."

Para a equipa "o desconhecimento do património cristão constitui um deficit para uma recta compreensão e leitura crítica não só da nossa história e da nossa herança cultural, como também das imagens e mensagens veiculadas, aqui e agora, pela nossa cultura actual, com os seus novos meios e métodos e com as suas novas roupagens e linguagens".

A proposta agora apresentada consiste em " fazer um levantamento e uma apreciação crítica dos vestígios do património cultural cristão, latentes e patentes nos meios de comunicação social e em várias expressões culturais, tais como:

- o cinema, com a produção de filmes, cujo imaginário, tantas vezes, não passa de uma apropriação de símbolos, valores e mensagens cristãs. O caso do filme "Crónicas de Nárnia" é disso um bom exemplo.

- a música, com as suas mensagens, veladas ou explícitas, inspiradas em textos cristãos;

- a literatura/ artigos e publicidade impressa em revistas e jornais, com as suas novas publicações, algumas das quais vivem de imagens, figuras e títulos, continuamente rebuscados da Bíblia e da Tradição cristã;

- a publicidade televisiva, com sugestivas imagens e anúncios, onde os elementos religiosos cristãos aparecem constantemente como estímulo;

- o mundo do futebol, com todo o seu fervor, as suas liturgias, os seus deuses e catedrais e suas romagens aos estádios;

- o ciberespaço...

"Em qualquer destes âmbitos, seja simplesmente nos títulos, nas intenções ou nos conteúdos, é possível adivinhar o recurso a imagens, símbolos, frases, ideias, histórias, que encontram a sua raiz na Bíblia e na Tradição cristã.

Poder-se-iam, por isso, constituir grupos de recolha de materiais sobre alguma destas áreas e torná-las públicas na Escola, de modo a fazer compreender o contributo da disciplina para uma leitura crítica e global da actualidade, onde a linguagem religiosa resiste, persiste e pervive, para lá do limite de validade que muitos lhe quiseram dar. Poderíamos dizer que o cristianismo continua presente na sociedade secularizada, numa espécie de "curriculum oculto" não descartável.

A partir daqui, cada comunidade escolar optará pela melhor estratégia de divulgação, partilha e  debate das suas conclusões. Dentre as estratégias, sugerem-se:

- exposições;

- intervenção nos meios de comunicação social locais;

- realização de  filmes;

- construção de PPs e/ou Blogs

- ...

Destes desafios, deverá brotar uma confiança capaz de ultrapassar medos e de contagiar na alegria e na esperança todos os que buscam uma vida com sentido."

A equipa responsável
António Madureira
Elisa Urbano
João Ferraz
Sameiro Cruz

Webmaster|2010-02-18|16:51:56




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |