Congresso: "Ética e Política" em Agustina Bessa-Luís

Lisboa recebe, nos próximo dias 14 e 15 de outubro, o I Congresso Internacional do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.

O evento decorre nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e conta, entre outras, com Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, na sessão de abertura. O encerramento do I Congresso estará a cargo do pensador Eduardo Lourenço.

No dia 14 de outubro, pelas 22h00 no Centro de Arte Moderna, destaque para a ópera "Três mulheres com máscara de ferro", com música de Eurico Carrapatoso, distinguido em 2011 pela Igreja Católica em Portugal com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes.

No dia 15 destaque para a conferência "Deste mundo e do outro - Santo António segundo Agustina", que será  por Anamaria Filizola, integrando um painel marcado as 11h30, no auditório 2.

À mesma hora e na mesma data, em que Agustina completa 92 anos, realiza-se na sala 1 outro painel, composto por intervenções de Jorge Cunha (“A incidência do divino na obra de Agustina: as suas consequências éticas”) e José Eduardo Reis (“Da vontade negativa de Schopenhauer à representação biográfica da santidade em Agustina”).

Do mesmo painel, presidido por José Eduardo Franco, faz também parte a conferência de Maria Luisa Sarsfield Cabral intitulada “A dimensão religiosa na obra de Agustina Bessa Luís”.

Durante a tarde, das 14h30 às 16h00, no auditório 2, Maria João Reynaud fala sobre "Agustina e o problema do Mal", num painel que integra Jaime Nogueira Pinto e Salvato Trigo.

 

A entrada é livre, mas sugere-se, no programa a inscrição prévia

Informações e inscrições:

[email protected]

 

Programa completo do I congresso



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades