Setúbal: "Nós somos o clube dos poetas vivos"

Foi com esta afirmação que o Padre Lobato Vigário Geral  da Diocese de Setúbal começou por se dirigir aos professores de E.M.R.C. num encontro de preparação do próximo ano letivo, realizado no Seixal.

Perante os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (E.M.R.C.), da Diocese de Setúbal, reunidos para prepararem o próximo ano letivo, o Padre Lobato, Vigário geral Diocesano afirmou «nós somos o clube dos poetas vivos» e explicou «de todas as profissões esta – de professor – é a que melhor se enquadra no conceito do poeta.

Para além de todas as dificuldades, todos os dias lá estamos de novo com as nossas crianças e jovens e sempre com o pensamento que esse dia será melhor que o anterior. Esta é que é a verdadeira alma do poeta, não daquele que escreve, mas daquele que sonha» - sublinhou.

 

A expressão utilizada pelo Vigário Geral faz alusão ao filme de sucesso nos anos 90 “o Clube dos Poetas Mortos”, no qual um professor de poesia – interpretado por Robin Williams – incentivava os seus alunos a prosseguirem os seus sonhos, ao mesmo tempo que ensina também esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.

Para o Padre Lobato este sentimento, de ser poeta que sonha com futuro melhor, «é impreterível para os professores católicos que têm assim, à luz da fé, uma maior obrigação de tornar vivo este sonho».

 

Rui Nobre

www.rostos.pt

 

As palavras são do vigário geral da diocese de Setúbal



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades