EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Aveiro: Interescolas reúne 3500 alunos

No dia 2 de maio, em Sever do Vouga, encontraram-se, pelo XIII ano consecutivo, alunos e professores de EMRC, no evento Interescolas da Diocese de Aveiro, sob o lema “ EMRC… Juntos por Ti!“.

Este evento contou com a presença de três mil e quinhentos alunos, provenientes de escolas públicas e colégios da área da Diocese de Aveiro e com muitos professores que sendo de EMRC ou de outras áreas disciplinares, generosamente acompanharam os seus alunos. A organização foi da responsabilidade do Secretariado Diocesano da Educação Cristã e dos professores de EMRC do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga com a preciosa colaboração da Câmara Municipal.

A manhã iniciou-se com a animação em palco do professor José Pedro Negrão, que acolheu calorosamente as escolas, promovendo o lema do dia “Juntos por Ti”. A diretora do agrupamento de escolas de Sever do Vouga, professora Maria do Rosário Tavares dirigiu algumas palavras de saudação aos presentes, assim como o Dr José Manuel Barbosa de Almeida e Costa, vice presidente da câmara municipal. Seguiu-se um momento de reflexão. Monsenhor João Gonçalves Gaspar falou a alunos e professores, encorajando ao verdadeiro testemunho cristão na escola, invocando Stª Joana Princesa, padroeira da nossa diocese, como modelo de espírito de missão. “Sois uma multidão consciente no amor a Cristo, o nosso Amigo”. Seguiu-se uma coreografia ao som da música “Hey Brother”, a cargo da professora Teresa Grancho e dos seus alunos da escola José Estevão, culminando com um lançamento de pombas.

Após uma caminhada pelas ruas de Sever do Vouga, o almoço aconteceu no parque da Vila, onde se respirou um ar puro, pleno de entusiasmo e abundante em alegria. Alunos e professores distribuíram-se debaixo das sombras das árvores e junto às águas refrescantes do lago, equilibradoras das temperaturas que já tornavam presente um verão futuro.

Durante a tarde, alunos e professores desenvolveram diferentes atividades e partilharam a experiência do encontro, exprimindo a alegria ” de estarem juntos por Jesus”. As dinâmicas passaram por atividades diversa, da responsabilidades das diferentes escolas que em cada “barraquinha” ofereciam  jogos diversos, pintura de rosto, construção de cruzes em eva, “cubos mágicos”, abraços grátis, fotografias “em família”, slide, insufláveis e canoagem, etc. Paralelamente foram passando pelo palco os talentos de Sever do Vouga, diversos números de música e dança. Ainda foi construído no jardim, com as pedras preparadas pelas escolas para este efeito,  o novo logótipo da emrc em Aveiro, deixando assim a sua marca positiva na vila acolhedora. Os alunos ainda participaram no geocaching, onde procuraram, apenas conhecendo as coordenadas GPS, as caixas de cada um dos arciprestados da diocese, escondidas no parque. Também este momento se fez num espírito de interajuda, bem ao jeito das aulas de EMRC.

Fica a gratidão a todos aqueles que tornaram possível este dia inesquecível, onde a alegria, o convívio salutar, a cor e o espírito de partilha e de união foram as tónicas dominantes.

Para o ano haverá mais e até lá fica o grito deste dia: Moral é… FIXE!

 

 

Professora de EMRC

Isabel Mª Soares dos Santos




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |