EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

IV ENES: Todos os caminhos dão dar a Braga

Mais de 1100 alunos e 100 professores de EMRC, de doze dioceses de Portugal, vão participar no IV Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) para alunos de EMRC que hoje tem início em Braga.

O Encontro, subordinado ao tema “Um amigo, um guardião” tem como objetivos “aprofundar o conhecimento do património religioso” e proporcionar “momento de reflexão e cooperação entre os alunos” e decorrer até amanhã, dia 24 de abril.

Para Dimas Pedrinho, Coordenador da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã este IV ENES é a “possibilidade dos alunos se encontrarem e partilharem experiências e valores comuns que são desenvolvidos nas aulas de EMRC”.

Dimas Pedrinho espera “um momento alto de encontro onde o entusiasmo pela mensagem do Evangelho proposta pela disciplina seja a marca dominante”.

Do programa faz parte um “bootcamp”, uma subida ao “Santuário do Sameiro”, um “EMRConcert” e uma prova de orientação na cidade de Braga sob a temática “ipedra”.

 

A História do Encontro Nacional do Secundário

O Encontro Nacional do Secundário nasceu em 2011. Lisboa foi a cidade que acolheu mais de 500 alunos de EMRC de todo o país. Durante dois dias os alunos andaram por Lisboa “À procura da Beleza” com um conjunto de actividades temáticas e com uma conferência sobre a “Beleza do Cristianismo” proferida pelo então bispo do Porto, atual patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Em 2012 mais de 350 alunos foram até ao Porto e procuraram “Navegar com a EMRC – Por este rio Douro”. O Encontro, que teve a sua base no Colégio de Gaia incluiu, entre muitas outras actividades, a subida de barco pelo alto douro vinhateiro património mundial da Humanidade.

No ano passado, 2013, Beja acolheu o III Encontro Nacional com o tema “Encontro muitas razões para conviver”. Mais de 1000 disseram “presente” em dois dias de reflexão, trabalho, aprendizagens e partilha.

 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |