EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Lisboa: alunos em visita a Roma

Entre os dias 3 e 8 de março um grupo de 46 pessoas, integrando alunos, professores e encarregados de educação, da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira deslocaram-se em visita de estudo a Roma, sob a coordenação do professor de Educação Moral e Religiosa Católica, Paulo Santos.

Levavam na bagagem a esperança de ver a “cidade eterna”, admirar monumentos reconhecidos mundialmente, provar a gastronomia e muito especialmente estar no centro do mundo católico e mais próximo do Papa Francisco que tão humilde se tem mostrado aos seus fiéis.

As espetativas foram claramente superadas e tiveram o seu ponto alto na Audiência Geral de Sua Santidade, no dia 5 de março. Aí o Sumo Pontífice demonstrou o seu agradecimento pela visita do grupo da Lourinhã, através destas palavras proferidas em público, na Praça do Vaticano “Com ânimo feliz e agradecido,(…) saúdo os professores e os alunos das comunidades escolares de Lourinhã(…). Sobre vós e demais peregrinos de língua portuguesa, invoco a protecção da Virgem Maria. Que Ela vos tome pela mão durante os próximos quarenta dias, ajudando-vos a ficar mais parecidos com Jesus ressuscitado. Desejo-vos uma santa e frutuosa Quaresma!” No fim da audiência todos acompanharam o Santo Padre no Pai Nosso em italiano.

No balanço da atividade os participantes foram unânimes em referir o caráter educativo, cultural e religioso da visita afirmando que “tinha sido a viagem mais marcante das suas vidas.

Este tipo de iniciativa, que proporcionou aos intervenientes um alargamento dos seus horizontes culturais e religiosos, não teria sido possível sem o grande empenho de todos os que aí se deslocaram bem como dos que, não podendo ir, tudo fizeram para proporcionar esta experiência aos seus educandos.




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |