Mondim: Acaba com a Pobreza

Pelo quinto ano consecutivo, o grupo de EMRC do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, aderiu à "Campanha do Milénio da ONU" - "Acaba com a pobreza" (anterior "Levanta-te e atua contra a pobreza"), este ano subordinado ao slogan "A cada 5 segundos uma criança morre à fome" (Jean Ziegler).
Recordando e sensibilizando os alunos para este flagelo que, cada vez mais, atinge o ser humano, foram realizadas iniciativas para alertar a população para este problema.

Assim, , no dia 17 de Novembro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, na escola sede do Agrupamento, para além da leitura do Manifesto, realizou-se o gesto simbólico, de nos baixarmos a cada 5 segundos lembrando as crianças e todas as pessoas que morrem à fome ou em consequência da má nutrição.
Apesar do frio e do chão molhado, a adesão por parte dos alunos, professores e pessoal não docente foi significativa: cerca de 450 participantes.

No sábado seguinte, dia 19, com a preciosa colaboração do Corpo Nacional de Escutas de Mondim de Basto e do Grupo Paroquial Ars, cerca de 50 alunos participaram na Campanha de recolha de alimentos junto dos supermercados da vila (foram angariados cerca de 450kg de alimentos).
Estes alimentos estão agora a ser distribuídos pelas famílias mais carenciadas do nosso conselho, através da Fraterna Ajuda Cristã (Organização Católica).

Um bem-haja a quem, connosco, preparou e realizou estas iniciativas.
Esperamos que os nossos alunos tenham ficado, mais uma vez, alertados e sensibilizados para a questão da pobreza. [Ver fotos] e [Vídeo]

 

professor Tozé Pinto



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades