EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Lisboa: 5 anos de “Missão Servir”

Iniciativa começou há 5 anos dentro do departamento de EMRC da Escola Secundária de Peniche.

“O grupo surgiu dentro da disciplina de EMRC” mas a ideia “original foi dos alunos da disciplina em 2008 que marcados pela experiência de uma passagem de ano a cuidar de deficientes não conseguiram ficar parados”, refere a professora Cristina Simões da Escola Secundária de Peniche.

Entre os alunos, [ndr: Pedro Tavares (atualmente seminarista de lisboa), Marta Maia, Patrícia Bernardo, Filipa Ferreira, Marisa Granadas, Nuno Domingos e Inês Estrelinha], apareceu a convicção de que o que “tinham vivido” tinha que ter continuidade na escola”. Daí até á criação do grupo de voluntariado “foi um pequeno passo”.

Ao longo dos últimos cinco anos o grupo tem tido uma “média de 50 alunos voluntários de vários anos escolares diferentes”, refere Cristina Simões docente de EMRC.

De entre as actividades propostas todos os anos a professora destaca as chamadas “visitas de amizade” onde o alunos “visitam a casa de idosos que vivem sós”, a visita, semanal ao “lar de Santa Maria” e uma visita mensal ao “Hospital de Peniche”. No preenchido calendário de actividades do grupo faz ainda parte “parceria com a Delegação da Cruz Vermelha de Peniche” e a  participação nas “campanha do banco Alimentar”.

A festejar os 5 anos de criação a “Missão Servir” está também presente em actividades dentro das instalações da Escola Secundária de Peniche que vão desde “ a recuperação das portas das casas de banho” até “à limpezas dos sótãos” ou “a prestar apoio às diversas ações da disciplina de EMRC”, refere.

Neste ano o grupo vai reunir os atuais e os antigos elementos numa actividade chamada "Pega na mochila e vem para fora cá dentro”.

O grupo tem ainda presença permanente na rede com um blog http://missaoservir.blogspot.pt/

 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |