Aveiro: Docentes de EMRC em convívio

Ao encerrar mais um ano letivo, os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica realizaram um encontro de confraternização que serviu para a partilha descontraída da experiência de ser educador cristão, para o retempero das forças e para celebrar o dom e missão que é ser professor desta disciplina.

Este ano, a organização coube aos docentes de EMRC do agrupamento de escolas de Sever do Vouga, que escolheram a localidade de Silva Escura para o local do convívio. Aí pudemos visitar uma exploração de mirtilos, com direito a prova. Os docentes ouviram as explicações sobre a plantação do fruto, os procedimentos a ter na apanha do mesmo e as diferentes espécies de mirtilos que existem, assim como as suas caraterísticas. Em seguida rumámos a pé em direção à cascata da Cabreia, lugar simplesmente fantástico pela sua beleza natural, e rendemo-nos aos encantos deste local. As condições climáticas do dia pediam frescura e quase ninguém resistiu a sentar-se, tirar as sandálias e deixar os pés receber a frescura da água que logo se fez sentir no resto do corpo. O cenário e o ambiente descontraído eram uma delícia, mas tivemos de deixar este local, para ir receber outro alimento para a alma.

Regressámos ao centro de Silva Escura e subimos os noventa e três degraus que nos levaram até à igreja matriz, onde foi celebrada a eucaristia, animada pelo grupo coral infantil da paróquia de Silva Escura. O Bispo da nossa diocese também esteve presente, manifestando a atenção pastoral que dedica àqueles que estão ao serviço do ensino religioso nas escolas. Nas palavras que dirigiu aos presentes, lembrou a recente legislação que veio esclarecer alguns aspetos do funcionamento da disciplina de EMRC.

E, para finalizar este encontro, juntámo-nos à volta da mesa para saborear um delicioso almoço preparado por pessoas muito amáveis e disponíveis, nas novas instalações do Centro Social Paroquial Maria da Glória, dirigido pelo nosso colega e Pároco de Silva Escura, Licínio Cardoso.

Este convívio proporcionou um encontro entre colegas, com a natureza e com Deus. Um bem haja a todos os que tornaram possível este belo momento.

Pedro Ferreira, Mónica Pires e Isabel Santos



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades