EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Levanta-te e Actua em destaque na disciplina de EMRC

No dia 16 de Outubro, pelas 10h, os alunos, professores e funcionários da Secundária de Seia, a pedido da disciplina de EMRC, deram visibilidade ao Levanta-te e Actua deste ano.

Participaram na iniciativa 207 participantes em pleno no levanta-te e actua 2009, contra a pobreza e em favor dos objectivos do milénio.

A organização esteve a cargo dos professores de EMRC, decorreu no polivalente da escola , no intervalo das 10 até às 10.15, houve um filme de motivação, leitura do manifesto em que todos estão sentados e no final em pé levantaram-se fitas multi-colores que ainda estão no poli como testemunho de quantos e da importância do acto. No poli estiveram mais de 300 pessoas, mas apenas 207 respeitaram a totalidade do acto e assim foram contabilizadas.

Mais informações e opiniões no blogue desta disciplina.

Levanta-te em Viseu

Dia 17 de Outubro foi o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, este ano alargado para os dias 16, 17 e 18. A campanha promovida pela Oikos e, em Portugal, pela "Pobreza Zero" teve como lema "Levanta-te e Actua". É um apelo global para agir contra a pobreza. Foi feito o apelo a todos para que se levantassem, exigindo que os seus governos cumprissem com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os oito  Objectivos de Desenvolvimento do Milénio  até 2015. Em 2008, mais de 116 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se, quebrando o recorde mundial reconhecido pelo Guiness. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa. À semelhança do ano passado, espera-se que 2009 volte a ser um grande momento de mobilização a nível nacional acreditando que sejam alcançados pelo menos os 100 mil participantes.

A nossa Escola também aderiu a esta campanha. Não nos podemos esquecer que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e que a desigualdade entre os ricos e pobres não pára de aumentar. Aproximadamente metade da população mundial vive em situação de pobreza.

Por volta das 14:30, o grupo de E.M.R.C com a professora de Educação Moral e Religiosa Católica, e 73 alunos da Escola Secundária de Viriato do ensino Secundário, participaram num acto simbólico preparado para o efeito.

 Com as t- shirts, brancas, pretas e vermelha construímos a seguinte mensagem: Levanta-te e Actua, contra a pobreza, não à fome! E porque acreditamos que, com pequenos actos simbólicos também é possível educar para a necessidade de defesa dos direitos humanos e combate à pobreza do mundo, esta escola aderiu a esta campanha. Juntaram-se-lhes outros apoiantes da causa, incitados pelos alunos, entre os quais, familiares e amigos. Foi lido um manifesto por alguns alunos e, depois de um minuto de silêncio, cantou-se uma música inventada pelos alunos, intitulada" Levanta-te e Actua".

Obrigada a todos os alunos que colaboraram com muito entusiasmo, imprimindo alegria e   alertando  as consciências para este flagelo mundial.

Webmaster|2009-10-21|14:23:11




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |