Fórum EMRC 2013: "O Estado Português sabe quem somos e o lugar que temos na escola"

“O Estado Português sabe quem somos [ndr: professores e disciplina de EMRC] respeita a nossa identidade e considera fundamental a nossa presença na escola como lugar privilegiado da formação religiosa e espiritual das novas gerações dentro de uma ideia de educação integral da pessoa humana”.

As palavras são de D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e bispo de Aveiro, na abertura do segundo dia de trabalhos do Fórum EMRC 2013 “descobrir a solidez da fé: testemunho e missão do professor de EMRC”.

Na ocasião D. António Francisco lembrou o caminho “realizado ao longo dos últimos anos pelos diferentes agentes da escola” [ndr: CEECDF, o Estado Português e Universidade Católica] de modo a “clarificar o estatuto da disciplina no sistema de ensino”. O presidente da CEECDF recordou os trabalhos que estão a ser realizados entre as partes na “criação de um projeto-lei que enquadre e atualize as questões legais que se constituem como fundamentais na fundamentação da disciplina, dos professores e dos alunos numa escola aberta e plural”.

Falando sobre o papel da disciplina nesta escola o bispo de Aveiro convidou a que se interroguem “ as inúmeras gerações que ajudámos a formar e que hoje testemunham a importância do seu professor e da disciplina de EMRC na construção do conhecimento e da realidade a partir da visão cristã do mundo”.

No final da sua intervenção o presidente da CEECDF agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e todos aqueles que com a Comissão colaboram “ para o bem da Educação Cristã em Portugal”.

Neste momento [10:30] já teve início a conferência de Elisa Urbano subordinada ao tema “"A especificidade da Evangelização em meio escolar".

Veja a 1ª parte da conferência de João Duque “A educação integral da pessoa humana” proferida no Fórum EMRC 2013 na tarde de ontem.

Acompanhe os trabalhos do Fórum EMRC 2013 ao minuto na página do Educris no facebook.



Recursos:
"A educação integral da pessoa humana", por João Duque. Parte I:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades