Bragança: «Escola Mais Solidária» desafia comunidade educativa

EMRC realiza ações concretas de fraternidade em época de Natal

«Natal de Proximidade» e «Postal de Natal com Boas Festas» são as duas propostas com que os alunos e professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em Bragança, apresentam o «Projeto Escola Mais Solidária».

“Estas iniciativas apresentam-se em consonância com a finalidade de uma educação integral, na qual se procura promover e desenvolver os valores da solidariedade, da generosidade e da partilha que resultem em aprendizagens significativas e atitudes defensoras da dignidade humana”, explica ao EDUCRIS Jorge Novo, docente de EMRC.

«Natal de Proximidade» consiste na “recolha e posterior oferta a alunos carenciados e devidamente sinalizados”, de produtos variados que vão desde “alimentos imperecíveis, produtos de higiene pessoal, material escolar e livros”, na linha da mensagem “da interrogação presente na parábola do Bom Samaritano” e que conta com  a participação da Associação de Estudantes, da Comunidade Educativa e a Paróquia de S. Vicente – Coro de S. Vicente, o Agrupamento XVIII Escuteiros de Bragança, bem como de diversas empresas e estabelecimentos comerciais da cidade de Bragança.

O «Postal de Natal de Boas Festas» vai conter “uma mensagem personalizada, redigida à mão pelos alunos, e dirigida individualmente a cada um dos 78 utentes da IPSS Fundação Betânia, recuperando não só uma tradição (iniciada em Portugal, em 1839, pelo Rei D. Fernando II, com um cartão de Boas Festas dirigida à rainha Vitória) que encerra não só a partilha de uma beleza estética mas sobretudo a de fazer presente a amizade e atenção aos mais idosos, unindo gerações, correspondendo ao espírito do Natal, de modo a proporcionar um sorriso ou mesmo uma alegria, à distância”, completa o docente.

Educris|18.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades