EMRC: «Comunhão, sinodalidade e esperança» em ano de retoma (C\vídeo)

Secretariados da EMRC deram a conhecer as novidades para a disciplina em novo ano letivo

Os responsáveis diocesanos da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) estiveram reunidos em Fátima, no passado sábado, num encontro que quis analisar as linhas de ação da disciplina num ano marcado pela retoma integral das aulas presenciais.

“Este é um momento para nos reerguermos e fazemo-lo com muita esperança”, apontou o padre Delfim Gomes, de Bragança.

Para o responsável o desafio passa por realizar “um trabalho em conjunto, como a igreja nos propõe, em clima de sinodalidade” e sustenta a importância de “ouvir muito, os professores, a escola, os colegas, os alunos e as famílias” para “transmitir este sinal de esperança”.

Pedro Mendes, da Arquidiocese de Braga, garantiu que os secretariados da EMRC estão empenhados “em trilhar um caminho conjunto”.

“Foi importante estarmos aqui, face a face. Estamos empenhados que no pós-pandemia haja um caminho em conjunto expondo as fragilidades, partilhando a riquezas, e tentando apontar outros caminhos que nos levem a ter melhores alunos, uma disciplina consolidada, e professores mais realizados profissionalmente”, afirmou à margem do encontro.

“Os nossos professores são sinal de esperança nas escolas e eles sofreram com a pandemia. Passada a provação aí estão de novo a reinventarem-se diariamente e a dar sinal dessa luz que é Cristo nas escolas”, concluiu.

Recursos online reforçados em início de novo ano

O Departamento da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) reforçou, em início de novo ano letivo, os recursos digitais para a disciplina.

“Neste momento os professores podem aceder a um conjunto de 184 recursos digitais para todos os ciclos e níveis de ensino. Trata-se de um investimento do SNEC para possibilitar e potenciar o melhor serviço da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica aos alunos que nela se matriculam”, explica António Cordeiro, coordenador do departamento da EMRC.

“O trabalho desenvolvido, em parceria com a agência Ecclesia, permitiu encontrar as melhores soluções para fazerem destes recursos um contributo para as necessidades emergentes de um ensino remoto, mas que permanecem agora como ferramentas de apoio a um trabalho pedagógico-didático promotor de encontros significantes e significativos para a formação e educação dos alunos, segundo o pensar e viver cristãos”, aponta.

Educris|28.10.2021



Recursos:
Recursos digitais 2021:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades