A EMRC fomenta o «espírito crítico», central nas «sociedades plurais», Miguel Peixoto

Especialista encoraja a mais estudos sobre o papel central da disciplina no currículo educativo português

O Padre Miguel Peixoto considera que a existência de uma disciplina como a Educação Moral e Religiosa Católica no sistema educativo português é fundamental para a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de “valores” essenciais à vida em comunidade.

“Se olharmos para o lugar, e os contributos específicos da disciplina para o aluno que a frequenta, percebemos que ela vai de encontro à própria lei de bases do sistema educativo português que afirma que a educação e a formação nas escolas deve garantir, entre outros, o desenvolvimento de valores estéticos, morais e espirituais”.

Para o investigador a disciplina é uma “mais-valia” para o sistema pois apresenta-se como base do próprio “princípio sociomoral da escola” que percorre “as diferentes teorias sobre educação”.

“A escola não existe apenas para promover o ‘saber fazer’ coisas, mas, e sobretudo, para promover o ‘saber estar’, o ‘saber conviver’, o ‘saber viver’ com o outro, e aí, a EMRC dota os alunos desses elementos estruturantes”, garante.

Numa escola “cada vez multicultural” é fundamental existir um espaço onde “se podem apresentar, dar a conhecer e desenvolver as questões espirituais, morais, éticas e da vida em sociedade”.

“Estas aulas ajudam o aluno a desenvolver um espírito crítico, um olhar sobre a realidade e ser detentor de uma ferramenta importante que é o domínio dos elementos do discurso que permitem saber o que é a religião. Isto é central nas sociedades plurais”, considera.

Precisamos de mais estudos empíricos sobre a EMRC

O doutorado deixa o desafio a que se produza “mais investigação nesta àrea do saber” pois “é fundamental dar consistência ao trabalho tão meritório que os nossos professores fazem no país inteiro, e que as crianças e adolescentes fazem ao escolhê-la no seu dia a dia em detrimento de uma hora sem aula. É importante dar um rosto científico a este trabalho meritório”, conclui.

«Contributos Educativos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica: Um Estudo de Caso com Alunos do Nono Ano» foi o mote para três conversas com o padre Miguel Peixoto, professor de EMRC, atualmente a preparar novo doutoramento, desta vez em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Educris|22.10.2021

Imagem:Alunos de EMRC em visita de Estudo



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades