Lisboa: Professores desafiados a reaprender «o cuidado» e a «caminhar em conjunto»

Docentes ficaram a conhecer «lema» e propostas de intervenção pedagógica para o presente ano letivo

D. Manuel Clemente agradeceu ontem aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) “o trabalho extraordinário que fazeis na frente educativa no diálogo entre a cultura e a fé”.

Na sua intervenção o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou que na tarefa de ser professor “o mais importante é o testemunho de cada um às novas gerações”.

“Claro que o que ensinais fica com os alunos por alguns anos. É certo que os ajuda a estruturar o pensamento - sobretudo para um adolescente racionalista – mas isso não é fundamental. Da minha própria experiência como aluno o fundamental foi o testemunho dos professores com que me fui cruzando”, afirmou.

Na sua intervenção o prelado desafiou os docentes a serem “voz ativa” na etapa diocesana do Sínodo da Igreja sobre a Sinodalidade pois “só com o contributo de todos podemos fazer com que a Igreja esteja mais próxima do ideal de Cristo para a Humanidade”.

“A igreja tem organizações, com coisas mais bonitas e outras menos bonitas, mas o testemunho pessoal prevalece e é fundamental. Na fronteira que é hoje a escola, pública ou particular, o testemunho é determinante e isso deve também estar dentro deste caminho que agora começamos de maneira mais formal”, apontou.

Reaprender o «cuidado de si» para «cuidar dos outros»

No início do encontro o padre Paulo Malicia, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) do Patriarcado de Lisboa disse aos professores presentes na reunião que “este ano o pós-pandemia traz consigo a necessidade de reaprender a cuidar”.

“Não regressámos iguais às escolas. Ninguém chegou. É urgente reaprender o cuidado, antes de mais de si mesmo para depois podermos cuidar dos outros. Que seja um ano de ‘cuidado’ na consciência sempre clara de quem de nós cuida, a todos sem distinção”.

Na sua intervenção o responsável diocesano apresentou o Levanta-te, Juntos, a caminho», como lema para o ano letivo, e lembrou a importância dos “recomeços, de nos voltar a encontrar e recomeçar o caminho, juntos, como professores de EMRC”.

“Se reparardes, nas escolas por onde trabalhamos, e nas diferentes dificuldades que encontramos, o ‘clique’ para a disciplina dá-se quando os nossos pares nos reconhecem como cuidadores. Como aqueles que estão sempre ali para escutar, ajudar, suportar e fazer caminho”, completou.

O encontro dos professores de EMRC realizou-se no Colégio da Boa Nova, no Estoril, e contou com a participação de mais de uma centena de docentes que lecionam a disciplina na àrea do Patriarcado de Lisboa.

Educris|16.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades