Iniciativa desafia comunidades educativas à «Memória e Esperança»

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 conta com o alto patrocínio do Presidente da República

Nos dias 22 e 24 de outubro Portugal vai homenagear as vítimas da pandemia Covid-19 com uma Jornada Nacional Memória & Esperança 2021.

“Queremos que seja um tempo de fazer memória de quem morreu ou sofreu e para prestar homenagem e gratidão a quem tem combatido a pandemia e ajudado quem precisa. Que seja um tempo para a afirmação da esperança, da solidariedade e da ideia de que é possível uma sociedade mais justa”, revelam os signatários da iniciativa em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Através do site da organização, qualquer pessoa, instituição, grupo ou associação pode registar e divulgar a atividade que está a planear para esta “jornada de memória, luto e afirmação da esperança”, bastando para isso preencher o formulário disponibilizado.

Também as escolas e comunidades educativas, tem sido “um dos terrenos em maior evidência nesta pandemia” e a experiência de confinamento representado “uma prova especialmente dura” para as crianças, jovens e agentes educativos. Assim a comissão promotora espera que estas possam também ter uma forte participação na jornada, dinamizando “projetos de reflexão e estudo” que “poderão materializar-se através de pequenos vídeos e podcasts, performances, entre outros”, ou criando uma “Floresta Memória & Esperança”.

“A ideia é plantar árvores autóctones que fiquem a simbolizar as pessoas do agrupamento ou/e da comunidade que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia”, pode ler-se na nota.

Os participantes podem enviar as iniciativas a realizar ou realizadas para [email protected]

 

Educris|22.09.2021

Imagem: Pixabay



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades