Bíblia Moov: Gala da V edição decorreu em Gouveia

Iniciativa da Sociedade Bíblica premiou trabalho de Francisca Graça, aluna de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

«A verdadeira Alegria», uma curta-metragem que narra a experiência de São Paulo em Listra, foi o grande vencedor da 5ª edição do concurso «Bíblia Moov» na categoria dos 12 aos 18 anos.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que se realizou no passado sábado em Gouveia, os professores Luis Almeida e António Barba estavam “contentes pela vitória, logo na primeira participação”, e destacaram a importância do “trabalho em equipa interdisciplinar”, e do empenho dos alunos.

“Começámos a falar deste projeto logo no início do ano letivo e, com os alunos, fomos analisando várias passagens da história recheada de aventuras que a Bíblia nos conta sobre apóstolo Paulo”, afirmou ao EDUCRIS Luís Almeida, professor de teatro no Agrupamento de Escolas.

“Ficou-nos claro, a nós professores e alunos, que teríamos que adaptar uma das histórias de Paulo ao hoje da história, e daí surgiu a passagem de Paulo e Barnabé por Listra”, explica.

Num trabalho que envolveu “os alunos do 7º ano”, António Barba dá conta “do trabalho necessário de motivação que fizemos e pelo gosto que eles têm pelo teatro. No fundo cativámos os alunos, a partir dos interesses deles para lhes dar a conhecer o texto bíblico e o resultado está à vista”, afirma.

“Queríamos uma narrativa interessante e cativante, mas genuína, feita pelos alunos, que trouxesse algo de novo, mas se mantivesse fiel à passagem bíblica mesmo em tempo de pandemia e com todos s condicionalismos que presenciámos”, completa Luís Almeida.

Concurso inova com a «Categoria Arte»

Num ano marcado “pela pandemia”, e dada a dificuldade “em reunir turmas e professores, a organização do «Biblia Moov» inovou e criou mais uma oportunidade de participação «A Categoria Arte».

“Numa altura em que as pessoas estão mais isoladas e com menos possibilidade de fazer trabalho em conjunto quisemos esta categoria para que as pessoas isoladas pudessem trabalhar”.

Numa edição com 18 trabalhos a concurso, com destaque para 4 trabalhos das ilhas, a responsável dá conta da necessidade “de descentralizar o concurso para ficarmos mais perto do publico alvo”.

Para a 6ª edição a organização promete continuar “com a temática bíblica” e dar “a liberdade para que a categoria +18 anos possa inspirar-se em qualquer passagem bíblica”.

No total mais de 150 pessoas participaram na edição 2021 do «Biblia Moov».

Educris|05.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades