Bíblia Moov: Alunos de EMRC e Multimédia com dois filmes a concurso

Escola volta a concurso onde já venceu em diversas edições

‘Desiderato Deo’ e ‘Circun(de)cisão’ são os títulos de dois filmes levados a concurso pelos alunos de EMRC e de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV), em Aveiro.

Ambos os filmes estão selecionados para a final do concurso «Bíblia Moov», cuja cerimónia de entrega de prémios ocorre em Gouveia, no próximo dia 3 de julho de 2021.

Produzidos pelos alunos de 12º ano de EMRC, com a colaboração dos alunos de Multimédia do AEAAV, sob a coordenação dos professores Paulo Teixeira Calhau e Luís M. P. Silva.

Desiderato Deo

Desiderato Deo - Paulo regressa ao areópago de Atenas’ é um olhar contemporâneo sobre Atos 17, 16-33, narrativa que descreve a dura visita de Paulo de Tarso ao areópago de Atenas, onde encontra um altar ao ‘Deus desconhecido’ (‘Ignoto Deo’).

Como então, na nova Atenas de hoje, a voz de Paulo pretende encontrar e construir pontes com o desejo profundo de Deus a quem os atenienses dedicam um altar (ao Deus desconhecido – ‘ignoto Deo’), mas a sua palavra resvala na indiferença dos seus interlocutores.

Desiderato Deo fala-nos de um desejado Deus (Desiderato Deo) não apenas desconhecido (Ignoto Deo), mas, tantas vezes, rejeitado.

Este é um filme em que a força da simbologia do mar, da crisálida e da borboleta desperta o espetador para a densidade do mistério que nunca se esgota e permanece esquivo a toda a limitação.

Desiderato Deo é um filme inquietante, porque fala da inquietação humana, coordenado por Sara Martins, concorrendo ao prémio Bíblia Moov Jovem (a partir dos 18 anos).

 

Circun(de)cisão | De Jerusalém para o Mundo

«Circun(de)cisão | De Jerusalém para o Mundo» dá voz ao desafio permanente do Cristianismo: definir-se na tensão entre a identidade e a universalidade.

Como em 51 d.C., na cidade de Jerusalém, palco do primeiro concílio cristão da história, em «Circun(de)cisão» o cristianismo é exposto ao dever de se definir entre falar «para dentro» ou falar «para todos»… Jerusalém é, por isso, ícone de uma decisão nunca terminada: a de partir ao encontro dos que estão nas periferias do mundo. Pela voz de Paulo, de Tiago e dos que se opuseram à continuidade das práticas vetustas, da prática da circuncisão, o Cristianismo definiu-se como diferente e diferenciador, permanecendo fiel ao essencial e adequando-se no que era conjuntural: o desafio continua.

A «circun(de)cisão» continua hoje: que novas ‘circuncisões’ é preciso decidir ultrapassar para que o Cristianismo fale ao mundo de uma salvação que é para todos?

O dilema cristão expressa o dilema das culturas, hoje: o que deve permanecer? O que deve mudar?

«Circun(de)cisão» ilustra a dramaticidade de uma escolha nunca acabada e sempre renovada. Um filme coordenado por Mariana Bernardo, que concorre ao prémio Bíblia Moov (12-18 anos).

 

Educris|28.06.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades