Ensino: «A EMRC permite descobrir a dimensão religiosa», Padre Rui Cantarilho

Eucaristia transmitida hoje pela Renascença apelou à matrícula na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

O padre Rui Cantarilho apelou hoje, no final da eucaristia dominical transmitida pelo grupo R/com, á inscrição na disciplina de EMRC “porque permite o aprofundamento da dimensão religiosa, não só do cristianismo, mas de todas as religiões”.

“Estamos em tempo de matrículas. Para todos os que estão na idade escolar. É importante que todos os que sois pais inscrevais os filhos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). É uma experiência que permite conhecer não só o cristianismo, na sua dimensão religiosa e ético-moral, mas também perceber a cultura onde nos inserimos e, até outras religiões”.

Para o sacerdote “não podemos desresponsabilizarmos por esta disciplina que faz parte do currículo nacional dos alunos do ensino básico e secundário”.

“Num tempo em que inscrevermos os nossos filhos em todas as atividades possíveis e imaginárias esta disciplina permite conhecer melhor o fenómeno religioso e é dever de todos os educadores cristãos”, afirmou no final da celebração a que presidiu na paróquia de Sâo Lourenço, em Arranhó.

Numa altura em que as matrículas acontecem num portal digital o padre Rui Cantarilho desafiou os pais a “perguntarem na escola, caso tenhais dúvidas do modo de inscrição”, como “se faz e quem é o professor que a leciona”.

Até ao próximo mês de julho decorrem, pela primeira vez numa modalidade totalmente digital, as matrículas do ensino básico e secundário em todo o país.

A disciplina de EMRC faz parte do currículo nacional e é uma disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa devendo a mesma ser expressa no ato de matrícula.

Educris|27.06.2021

Imagem: Facebook paróquia Arranhó



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades