Lamego: Disciplina promoveu «Caminhadas Ecológicas»

«Cuidar é amar» levou alunos de Sernancelhe a percorrer os trilhos locais

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)  promoveu, em parceria com a Área de Integração, Educação Física e Cidadania e Desenvolvimento, um conjunto de “Caminhadas Ecológicas” com alunos locais para “consolidar aprendizagens” e ajudar a “tomar consciência pelo cuidado da casa comum”.

“Os alunos percorreram os trilhos de Sernancelhe com o objetivo de conhecer o património natural, valorizar a ecologia, promover a mobilidade física e ajudar a recolher o lixo deixado nos caminhos rurais”, explica ao EDUCRIS o professor Mário Rodrigues.

Este fi também o “primeiro ano em que os alunos do ensino profissional desta escola passaram a contar com a disciplina de EMRC no seu currículo” numa experiência que Mário Rodrigues considera “duplamente enriquecedora”.

“Esta foi uma experiência enriquecedora não só para os alunos mas também para mim, enquanto professor. Fomos muito bem acolhidos e os alunos aderiam as conteúdos e objetivos da EMRC permitindo o estabelecimento de articulações com várias disciplinas com vista à realização de atividades de consolidação das aprendizagens”, considera.

Ao longo do ano foram realizadas várias “caminhadas no concelho de Sernancelhe, percorrendo os trilhos da rota da castanha e da barragem do Vilar por entre castanheiros, oliveiras, vinhas e os penedos e giestas” promovendo “estilos de vida saudável” e uma “ecologia integral”.

“Pelo contacto com a natureza é possível que a teoria apreendida em aula se torne prática e passe a integrar o quotidiano dos mais novos”, garante Mário Rodrigues.

Os alunos “apanharam lixo variado” e consciencializaram-se “de que todos tem de cuidar da casa comum”.

“«Cuidar é amar» permitiu um conjunto de experiências muito enriquecedoras e mostraram os nossos alunos preocupados com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta”.

Nas caminhadas foi ainda possível integrar conteúdos do âmbito cultural e religioso com visitas “ao mosteiro da Ribeira e as casas que hoje cantam a saudade de um povo que partiu, o santuário de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, um lugar de grande veneração dos Sernancelhenses, os caminhos dos soutos da vila, os caminhos de São Tiago de Compostela, os caminhos românicos e os espelhos de água da Vila da Ponte e Freixinho”, explicita.

“Trata-se de dar a conhecer a história, os costumes, as tradições e a religiosidade deste povo de Sernancelhe às novas gerações para que possam reconhecer de onde proveem e assim possam contruir um mundo mais humano e fraterno”, concluiu.

Educris|25.06.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades