Formação: Professores refletem sobre a integração da «Laudato Si» no currículo dos alunos

Três dezenas de professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) refletiram sobre a Laudato Si’ no sexto aniversário da sua publicação

«Diversidade, Ambiente e Sustentabilidade a partir da Carta Encíclica Laudato Si’ e seu enquadramento curricular na disciplina de EMRC» foi o tema que reuniu, durante o mês de maio, três dezenas de professores da disciplina numa formação online coordenada por Juan Ambrosio, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A iniciativa, realizada em colaboração com o Centro de Formação do Agrupamento de escolas Guarda 1, contou, na sessão inaugural, com a presença de D. Manuel Felício que desafiou os docentes a “serem cuidadores uns dos outros e desta ‘Casa Comum’ criada por Deus, para nós”.

A formação analisou o documento do Papa Francisco e apresentou as “várias interpelações” expressas pelos «7 objetivos Laudato Si’».

“É assim necessário ouvir, tanto o clamor da terra, como o clamor dos pobres. Enquadrados nos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, preconizados pela ONU, também, no aniversário da exortação Laudato Si, falámos dos 7 objetivos que este mesmo documento nos motiva a concretizar, entre os quais, se destaca, a espiritualidade ecológica”, aponta Cristina Brito da EMRC da Guarda.

Educris|30.05.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades