Mensagem do Papa no encerramento da Semana de EMRC (C\vídeo)

Francisco pede aos docentes para “não teorizarem a educação”, mas “fazer caminho” com os mais novos educandos as linguagens “da mente, do coração e das mãos”

O Papa Francisco enviou ontem uma mensagem aos alunos e docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), onde afirma que “educar não é disciplinar ou meter coisas na cabeça dos alunos,” mas “saber harmonizar as potencialidades” de cada um.

“Ser educador não é meter ideias na cabeça e nada mais, não é disciplinar os alunos e nada mais. Não: ser educador é ser como um maestro da orquestra, que sabe harmonizar todas as potencialidades dos alunos, que se envolve em tudo isto”, refere Francisco, no vídeo disponibilizado durante o «Concerto falado» de Fernando Daniel que marcou o encerramento da semana «Esperança (te)» deste ano.

Diante de mais de 20 mil participantes o Papa insistiu na educação “das três linguagens da pessoa”, falando na “linguagem da mente, a linguagem do coração e a linguagem das mãos”.

“O educador sabe educar as três linguagens da pessoa: A Linguagem da mente, a linguagem do coração e a linguagem das mãos. Harmoniza tudo, ensinar a pensar, ensinar a sentir, ensinar a agir, a fazer”, apontou.

Para o Papa o objetivo do ato educativo é gerar “uma tal harmonia que os alunos cheguem a pensar o que sintam e o que fazem; sintam o que pensam e o que fazem; façam o que sintam e o que pensam”.

“Em frente! Não teorizem sobre a Educação, a Educação é acompanhar, fazer um caminho, de tal maneira que os rapazes e as raparigas cresçam cada vez mais. Que Deus vos abençoe e em frente! Rezem por mim, por favor”, concluiu.

Educris|22.05.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades